Avançar para o conteúdo principal

Compreendem?


Conseguimos, nós adultos, compreender a atitude dos maus, dos que têm armas e daqueles que não as têm? Eu não.
Eles não são nada simpáticos e nós temos mesmo que estar muito atentos mas, não adianta mudar de casa, eles estão mesmo em qualquer lugar. Quantas vezes ao nosso lado. Uns têm pistola, outros falta de princípios, de valores e de  humildade. Uns vão por aí espalhando tiros, bombas, outros espalham o terror com a palavra. Todos eles são maus, tão maus que tal como uma planta daninha nada os consegue aniquilar. 
As flores servem para encobrir, para tentar embelezar actos feios, para  camuflar a realidade, para homenagear quem partiu  mas, não protegem. 
Quem me dera acreditar que há alguma coisa que nos possa proteger dos maus, que uma flor pode transformar uma mente doente em alguém são. Nem esta criança ficou convencida disso.

Mary Brown

Comentários

Fê blue bird disse…
Amiga, quem consegue compreender e explicar, ainda mais a uma criança, esta violência,este ódio.
Infelizmente as crianças, que são o futuro, já convivem com esta realidade, através da televisão e dos jogos.
Que sociedade e que futuro estamos a criar? A banalização e a indiferença vão fazer parte do dia a dia.

Um beijinho
Brown Eyes disse…
Amiga já fazem. Infelizmente pouco podemos fazer para alterar isto. Eu com este blog tentei alterar muita coisa que me parecia errada mas acabei vencida pelas atribuições numéricas que me foram dando e que servem apenas para justificar o injustificável. Os direitos arderam e com eles foram-se consumindo todos os meus incentivos. Andamos cansados deste mundo que criaram de onde até a segurança fugiu. Será que tem que pagar sempre o inocente neste jogo do poder?
Beijinhos
Oi, amiga
Resta-nos o lar, como uma forte e
única trincheira...
Um fraterno abraço. Parabéns.
Sinval.
Brown Eyes disse…
Sinval alguns nem no lar estão seguros e estou a lembrar-me dos que sofrem de violência domestica.
Obrigada
Briseis disse…
Olá... estou há tanto tempo fora, mas gostei de regressar aqui e ver que isto é o mesmo. Um sítio onde se questiona, onde se lamenta o mau que o presente trouxe, mas também um sítio onde alguns poucos se unem no desejo de que tudo melhore. Um beijinho
Brown Eyes disse…
Briseis também ando há muito tempo fora da blogsfera, infelizmente, porque adoro este espaço. Temos que fazer opções na vida e eu tenho optado por fazer felizes os meus animais que têm aumentado muito. Sempre que tenho um bocadinho é a eles que me dedico. No entanto nunca esquecemos as pessoas que aqui conhecemos e tu que tens estado fora sabes disso.
Espero que estejas muito bem e muito feliz. Beijinho Grande para ti.
redonda disse…
Um Bom Ano!
um beijinho
Gábi
Brown Eyes disse…
Gábi obrigada. Espero que 2016 seja melhor para todos nós. Beijinho Grande para ti
Briseis disse…
Mary, venho agradecer a torrente de comentários no meu blog... =) e responder à pergunta que me deixaste... sim, o meu amor continua comigo. Mas não somos os mesmos... o que é compreensível, não é? afinal, já lá vão quase três anos... e tem-me sido difícil confiar e ser parte de uma equipa, porque nunca o fiz antes e os meus medos às vezes tomam conta de mim e fazem-me duvidar. têm sido dias difíceis e eu sei que isso transparece. Obrigada por perguntares...
Brown Eyes disse…
B onde anda o teu e-mail? Preciso de falar contigo mas em particular. Beijinhos
chica disse…
Que triste mesmo isso e nada pode encobrir os maus. Uma pena que esse mal exista! bjs, tudo de bom,chica
Unknown disse…
Também é coisa que não consigo compreender e, acredite, esforço-me imenso para conseguir ter um vislumbre que seja, que me permita entender qualquer coisa.
Mas, como com todo o resto, se não entrarmos na essência do ser, se não nos igualarmos, não temos hipótese de entender. Podemos apenas tecer teorias.
E há tantos "maus " à nossa volta, mesmo no nosso meio, a nosso lado. Nós vemos rostos, máscaras. Apenas isso. Quantas vezes vemos sorrisos e doces olhares onde não conseguimos ler o que escondem: são homens lindos e bons a espancar, violar, aterrorizar, a matar; são mães que pariram a maltratar, a matar; são filhos que as mães pariram e amamentaram e cuidaram uma vida inteira a maltratar, a azucrinar, a roubar, a matar as próprias mães que os carregaram e que os perdoaram como só uma mãe sabe perdoar...
São tantos maus...
As flores todas do mundo não conseguem esconder-lhes a crueldade.

deixo aqui um bj amg
Brown Eyes disse…
Carmem é cada vez mais dificil entender o mundo em que vivemos. Penso que há muito se devia ter parado para pensar e tomar decisões. Agora a maldade tomou umas proporções dificil de controlar. Sempre que o materialismo for posto antes do humanismo vencerá a violência quando não se poder consumir. Deixou de se dar importância a valores essencias por isso pouco se pode esperar desta sociedade.
Beijinhos.
Johnny disse…
Mary, Mz, Briseis, não sei como é que aqui vim parar... Mas beijinhos dos tempos dos blogues.
Johnny disse…
Mary, Mz, Briseis, não sei como é que aqui vim parar... Mas beijinhos dos tempos dos blogues.

Para onde foram todas as flores - https://www.youtube.com/watch?v=ixcD-iO59zA - Where Have All The Flowers Gone
Brown Eyes disse…
Johnny eram bons tempos! Tenho saudades, muita coisa mudou nas nossas vidas entretanto mas não nos esquecemos dos amigos, nem que sejam virtuais.
Beijinhos
Brown Eyes disse…
Existe Sempre Um Lugar vale mais tarde do que nunca e aqui estou para agradecer a visita e o comentário

Mensagens populares deste blogue

A droga da fama

Ao longo da minha vida fui tirando conclusões que vou comparando com os acontecimentos do dia a dia. Muito cedo descobri que ser famoso, ser conhecido, ou até mesmo ter a infelicidade de dar nas vistas, mesmo sem nada fazer para e por isso, era prejudicial, despertava inveja e esta, por sua vez, tecia as mais incríveis teias. Todos, algum dia, foram vítimas de um boato. Todos descobrimos a dificuldade em o desfazer, em detectar a sua origem mas, todos, sabemos qual o seu objectivo: ceifar alguém. Porque surge ? Alguém está com medo, medo de que alguém, que considera superior, se o visse igual ou inferior não se sentiria barricado, lhe possa, de alguma maneira, fazer sombra. Como a frontalidade é apanágio apenas de alguns e porque, a maior parte das vezes, tudo não passa de imaginação, não se podendo interpelar ninguém com base nela, não havendo indícios de nada apenas inveja parte-se, de imediato, para o boato. Assim, tendo como culpado ninguém, porque é sempre alguém que ouviu

Carnaval de Vermes

Vermes, quem são? Aqueles que jogam sujo, aqueles que não medem meios para chegarem a um fim, aqueles que prejudicam deliberadamente, aqueles a quem eu afogaria à nascença e sou contra à justiça feita pelas próprias mãos mas, afogava-os, com todo o prazer.  Não merecem viver,  muito menos relacionarem-se com gente. Vocês acham que sou condescendente só porque o verme é vizinho, conhecido, amigo ou familiar? Não. É verme e  como tal não lhe permito sequer que respire o mesmo ar que eu.  Se todos pensam assim? Não. Há quem pense que temos que aceitar certo tipo de vermes, que há vermes especiais,  os   do mesmo sangue, porque fica bem haver harmonia no lar ou até porque … sei lá porquê, não interessa.   Não sei? Não será porque têm medo de serem avaliados negativamente, pela sociedade, se houver um verme na família, se tomarem uma decisão radical para com esse verme? Se for filho têm medo que o seu papel como progenitores seja posto em causa, que isso demonstre que falharam, que  

Surpreendida com rosas

Um dia, há uns anos largos, anos cinzentos, daqueles em que tudo se encrespa, entra pelo meu gabinete uma florista, que eu conhecia de vista, com um ramo enorme de rosas vermelhas e uma caixa com um laçarote dourado. Ela: Mary Brown? São para si. Eu: Sim, mas,… deve, deve haver aí um engano. Não faço anos hoje, nem conheço ninguém capaz de me fazer tal surpresa. Ela: Não há não. Ligaram-me, deram-me o seu nome, local de trabalho, pediram-me que lhe trouxesse este ramos de flores, que lhe comprasse esta prenda e que não dissesse quem lhe fazia esta surpresa. Aliás, acrescentaram, ainda, que a Mary nem o conhece mas, ele conhece-a a si. Eu: O quê? Está a brincar comigo, não? Não, não posso aceitar. Fiquei tão surpreendida que nem sabia como agir, aliás, eu estava a gaguejar e, acreditem, não sou gaga. Ela: Como? Eu: Não posso aceitar. Não gosto muito de ser presenteada, prefiro presentear, muito menos por alguém que não conheço. Imagine!  Era só o que me faltava. Obrigada mas não