Avançar para o conteúdo principal

Cucinare in Lavastoviglie and Suspendend coffee

A imaginação humana não tem limites e quando a necessidade bate à porta surge sempre uma ideia surpreendente. Já se imaginaram a cozinhar na máquina de lavar louça? A blogger Italiana Lisa Casali não só imaginou como já cozinhou. Em 2011 publicou “Cucinare in Lavastoviglie”, livro de receitas para serem executadas na máquina de lavar, ao mesmo tempo que lavam a louça, onde enumera dez vantagens para o fazer. Os utensílios utilizados, logicamente, têm que fechar hermeticamente, para evitar que a água e o detergente toquem nos ingredientes. No seu blog Ecocucina” podem conhecer todas as suas publicações, receitas e ficar a saber um bocadinho mais sobre esta mulher que revolucionou o mundo da culinária e que pretende ensinar-nos a diminuir a pegada ecológica e a ter uma alimentação mais saudável (leiam a parte Philosophy no blog), no seu ponto de vista, aproveitando o alimento totalmente. Depois de fazer um sumo de fruta natural ela aproveita os restos para fazer "Biscoitos de reciclagem de fruta"Fantástico!

Os negociantes europeus têm inserido algumas ideias, dignas de registo, que não só aumentam a facturação como, ainda, são solidárias. Na Itália, em Nápoles no Pay-it-Foward - uma cadeia de boas acções, nasceu a ideia  de se pagar um café suspenso, um bebida ou uma refeição ( ideia que já se alastrou a 36 países em todo o mundo) que será bebido (ou comido) por quem não tem dinheiro para se alimentar. Num café Espanhol tudo que é pago para ficar suspenso é apontado num enorme quadro de lousa preta, que se situa atrás do balcão, e sempre que alguém necessitado é servido deduzem a bebida ou a refeição.
Este é um acto anónimo de solidariedade,  que deve ser anónima, que faz diferença na vida de todos aqueles que estão a ser marginalizados pela sociedade, beneficia o bar (o sector da restauração é um dos que mais tem sentido a crise) que o adopta e facilita a vida a todos os que gostam de contribuir para o bem estar de quem precisa.  Três em um. 
Em Espanha os comerciantes têm-se preocupado não só em preservar os clientes que têm como, ainda, em cativar novos clientes e não se admirem se com um café lhe trouxerem uma tapa (aperitivo espanhol servido em pequenas proporções) ou se entrar num cabeleireiro e lhe disserem que a lavagem é oferecida. Ideias e mais ideias que fazem a diferença num mundo desalinhado e desigual.
 Brown Eyes

Comentários

Maria do Sol disse…
A criatividade é o impulso subjacente ao desenvolvimento da humanidade. Numa época de quase falência em todas as vertentes (social, política, cultural)ainda há quem tenha força para descobrir novos caminhos. Ainda bem!

beijinho
Mary Brown disse…
Maria do Sol a ideia do café suspenso acho difícil que em Portugal obtenha seguidores mas, eu acho-a excelente e tenho pena que o bar onde tomo o café, todas as manhãs, não me dê a possibilidade de fazer um ou uma desconhecida feliz por momentos, matar a sua fome ou sede. Já ouvi várias opiniões sobre o assunto e a desconfiança ganha terreno:
Será que essa bebida ou comida era dada?
Será que não havia quem aproveitasse demais?
Desconfiança e mais desconfiança.
Quanto à Lisa, vale a pena espreitar o seu blog e experimentar as suas ideias. Beijinhos
Vera, a Loira disse…
É verdade, o tempo que passei em Espanha no verão aconteceu-me isso muitas vezes, com as bebidas ou o café ofereciam qualquer coisa para petiscar e isso deixou-nos contentes, como deve deixar aos clientes habituais e trazer novos clientes.

Em relação a esses gestos de solidariedade é bom saber que num mundo cheio de tristeza existem pessoas tão boas.
Mary Brown disse…
Vera e deixa-nos surpreendidos também. Em Portugal não se cativam assim os clientes e acha-se que se perde tudo o que se dá ao cliente. Não é assim. Se fores bem servida e forem amáveis contigo voltas. Estive há dois anos em Caminha e encontrei um bar que oferecia uma fatia de bolo com o café.
Vera acho uma ideia fantástica e como já disse tenho pena que ainda aqui não tenha chegado. Beijinhos e bom fim de semana
different girl disse…
resp: gostava que tivesse razão minha querida, mas duvido muito. beijinho.. e estou a pensar deixar o blog
✿ chica disse…
Mary, esses pequenos gestos que para pessoas e estabelecimentos não custa quase nada, são significativos e esperamos que mais e mais gestos solidários cheguem.O mundo anda precisando! beijos,tudo de bom,chica
A necessidade aguça o engenho. Já conhecia a prática do café suspenso, mas na Bélgica, em Itália foi novidade.
Bom FDS
Mary Brown disse…
different girl não deixes o blog. A blogsfera está a passar por uma crise. Porquê? As pessoas andam sem tempo umas porque se calhar passam muito tempo nas redes sociais e outras porque a crise obrigou-as a trabalhar mais e também porque se fecharam mais. Fecharam-se porque não aguentam ouvir noticias, estão fartas de más noticias. Tudo isto é temporário minha Querida. No fim vence sempre o que vale a pena e a blogsfera enriquece-nos, acabará vencendo. As publicações por aqui não têm a repercussão que tinha há um tempo atrás mas isso é temporário. Não feches, publica mais raramente. Se te dá prazer continua. Beijinhos
Manuela Freitas disse…
Olá querida amiga,
Não sabia dessa possibilidade da máquina de lavar roupa, mas já tinha conhecimento do «café suspenso», que considero uma boa iniciativa de solidariedade, que se devia espalhar. Penso que em momentos críticos a criatividade pode saltar patamares, o mal é podermos dispor de tudo, que nos tira a capacidade de invenção e torna os nossos neurónios dormentes, agora estamos em tempo de imaginar e concretizar o mais possível.
Boa semana.
Beijinhoss
Mary Brown disse…
Chica anda mesmo e um simples gesto pode mudar uma vida. Às vezes até um sorriso. Beijinhos e bom fim de semana
Mary Brown disse…
Carlos a ideia nasceu em Itália mas como disse já se estendeu pro vários países e um deles é a Bélgica. Beijinhos e bom fim de semana
Mary Brown disse…
Manuela dá uma vista de olhos nesse blog e ficarás espantada com as ideias da Lisa. Não é só o aproveitamento da lavagem da máquina como o aproveitamento dos restos dos legumes e frutas, coisas que nós deitamos fora e elas faz pratos de aproveitamento. Espantoso! O café suspenso eu conheci a ideia em Espanha e achei o máximo, há um ano atrás, mas, em Portugal, não tenho conhecimento que um bar tenha aderido à ideia e tenho pena. O ser humano é capaz de tudo o que quiser e como dizes o facto de termos dinheiro acaba com a criatividade porque é mais fácil comprar, leva menos tempo e dá menos trabalho. Beijinhos e bom fim de semana
Breathtaking disse…
Hello Brown eyes!

This is not my first visit. The video clips were so interesting that I have watched them all on different occasions. It’s an interesting idea to cook food in the dishwasher to say the least!! I will try it, but with caution.

Saving energy and time is a good idea. A spontaneous gesture of kindness to pay for a "cafe suspenso" for the next needy customer, will have a ripple effect, and cafe and restaurant owners could only benefit and could also serve something extra using their own discretion. I do hope this catches on!
Warm Hugs.



different girl disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcia disse…
Olá amiga!
idéia fantástica, o ser humano está sempre procurando melhorar o que já é bom.
Bju e um bom começo de semama.
Marina Fligueira disse…
¡Hola, Mary!!!

He visto este importante vídeo -me ha encantado y e prendido a aprovechar muchas cosas que a veces se tiran.
Es estupendo este apartado virtual de tu casa.
Mi enhorabuena, ha sido un placer.
Gracias por compartir tanto y tan hermoso.
Te dejo un cálido abrazo y mi estima.
Feliz semana.
Mary Brown disse…
Breathtaking about the dishwasher can not give any opinion because as always I found unnecessary and never bought it but revenues utilization liked and intend to try. I also lost several hours on the blog.
The coffee suspended hopefully start being a reality in Portugal. Kisses and thanks.
Mary Brown disse…
different girl só agora abri o blog mas ainda bem que tu já apagaste o comentário. Sempre que quiseres dizer algo pessoal utiliza o e-mail: thelookbrown@gmail.com. Vou tentar responder-te particularmente por e-mail. Beijinhos e tudo de bom para ti.
Mary Brown disse…
Marcia a imaginação ajuda-nos bastante a superar os problemas do dia a dia. Tanto a Lisa como o café suspenso são exemplo disso. Beijinhos
Mary Brown disse…
Marina Fligueira obrigada. Infelizmente só tive conhecimento do blog recentemente mesmo acho que partilha-lo ajudará todas as donas de casa que necessitam de fazer milagres com o orçamento mensal. Beijinhos
Fiquei encantada com o texto de solidariedade e amor.

E acontece que há dias fui ao cabeleireiro onde vou há alguns anos
e que se paga bastante caro e a uma palavra minha a empregada que tem recebido de mim, muito e com prazer da minha parte...
me insultou por uma brincadeira minha!
E lendo este texto
que veio ao encontro de mim
eu senti quanto fui esquecida numa época tão má e maltratada!

Eyes e agora que me diz?
E são portugueses
assim como eu...

Mas que grande diferença
e chorei ao ler seu texto!

Abraço e obrigada,

maria luísa
Mz disse…
Existem pessoas que conseguem surpreender-nos com tanta criatividade. Eu desconhecia esta forma de cozinhar, pode ser muito eficaz, mas daminha parte, duvido que experimente.Sou muito tradicional :)))


Quanto à ideia de "Um café suspenso" também já tinha ouvido falar. Acho que é o lado positivo destes tempos difíceis que com estes pequenos grandes gestos nomeio de tanta coisa má, fazem com que não se perca a esperança de acreditar que o homem é um ser bondoso.

Infelizmente existem muitas iniciativas solidárias que se perdem pelo caminho por não se acreditar nos seus resultados.

Beijnhs
Fê blue bird disse…
Amiga, são estes gestos solidários que fazem toda a diferença numa sociedade cada vez mais impessoal e desumana.
Afinal é tão fácil ser simpático e generoso, e pode fazer a diferença a alguém que tem fome.
Nunca imaginaria fazer comida na máquina da louça :) fiquei simplesmente fascinada e de boa aberta :) vou espreitar o blogue.

Fez-me tão bem estas boas notícias que nos ofereceste minha amiga.
Aos poucos vou retomando a minha rotina.

beijinho


Mary Brown disse…
Maria Luisa há sempre alguém para quem somos inesquecíveis. Quantas vezes somos nós que não queremos que ninguém se lembre de nós. Beijinhos
Mary Brown disse…
MZ infelizmente as pessoas já foram tão enganadas que a duvida passou a fazer parte da vida delas. Será por isso que não conheço nenhum café ou restaurante português que tenha aderido. Quanto a cozinhar na máquina de lavar louça há que experimentar, quem sabe começas a gostar? À Lisa não lhe falta criatividade. Adorei as ideias dela. Beijinhos e bom fim de semana
Mary Brown disse…
Fê são gestos excepcionais que podem mudar uma vida. Se foste espreitar o blog deves ter visto as ideias fantásticas desta mulher. Eu Adorei. Fê ainda bem que as coisas se vão compondo por aí. Um beijinho Grande cheio de carinho para ti.
different girl disse…
minha querida, agradeço-te imenso, do fundo do coração. só agora vi o teu e-mail, tenho passado muito pouco tempo por aqui e raramente uso aquele e-mail. contudo, quero que saibas que me sinto melhor, bastante melhor. depois envio-te um e-mail, para não correr o risco de falar demais. beijinho grande
Mary Brown disse…
different girl ainda bem que tudo está a correr bem. Nada como o e-mail para conversar. Beijinhos
✿ chica disse…
Mary, vim agradecer todos os carinhos e desejar uma semana bem colorida e linda!beijos,chica
Mary Brown disse…
Chica obrigada por todos os momentos que me dedicas. Beijinhos e uma semana feliz para ti também.
Olá, interessante, mas sou apegada a velhas tradições.
Bjos e tenha um ótimo dia.
Muito interessante o tema deste
seu post. É o momento de todos
sermos criativos, e irei com muito
gosto visitar esse blogue.
Cozinhar na máquina de lavar louça,
nunca tal me passaria pela cabeça,
vou ver.
Bjs.
Irene Alves
Mary Brown disse…
Minha vida de campo também dou muito valor à tradição mas dou muito mais a inovações que facilitem a vida da dona de casa e esta além de económica poupa tempo. Beijinhos
Mary Brown disse…
Irene acho que não passava pela cabeça de ninguém e além disso é uma ideia útil. O blog tem ideias fascinantes. Beijinhos
✿ chica disse…
Linda semana pra ti e obrigadão pelos carinhos!beijos,chica
Mary Brown disse…
Chica obrigada. Um beijinho e uma boa semana para ti.
different girl disse…
querida, amanhã devo publicar.. mas era para te dizer, provavelmente não voltarei a montar.
Mary Brown disse…
different vou dar uma vista de olhos no teu blog. Obrigada. Beijinhos
Passando para desejar uma ótima sexta.
Mary Brown disse…
Minha vida de Campo obrigada. Beijinhos

Mensagens populares deste blogue

Fotoshop, para quê? Continuas Feia por Dentro!

Em primeiro lugar, vou pedir desculpa a quem costuma passar por aqui. Quem o faz sabe que há atitudes que me revoltam e que por isso...Vou desabafar. Tenho andado super, super indignada com certas publicações no facebook de uma pessoa que conheci há muitos anos, tantos que até já me esqueci. Trago essa pessoa atravessada porque foi e é, não acredito em milagres, a pessoa mais ordinária que conheci e que, infelizmente, tive que lidar de muito, muito perto. Há um tempo atrás descobri uma página dela no facebook (se cometer algum erro  não se admirem, sou uma dessas excepções que nada percebe sobre o facebook) e daí para a frente as publicações e até as páginas (os nomes também vão mudando) têm mudado (faz-me lembrar aquelas pessoas que passam a vida a mudar de número de telemóvel, sempre que querem fugir de alguém mudam de número de telemóvel). Muda tudo mas, a frase de apresentação vai mantendo o mesmo sentido, mais coisa menos coisa, a última é:
Sou amante do Universo, da paz, do conh…

Carnaval de Vermes