Hoje é dia de agradecer aos lobos frontais do meu cérebro, muito activos quando recebem uma informação positiva mas, quando ela é negativa diminuem a sua actividade, tornam-se preguiçosos.
A preguiça transforma-me numa pessoa optimista. O meu cérebro selecciona o que quer e não ouvir, o que o leva a não capturar informação que me possa prejudicar, a distrair-se quando esta não me interessa ou, ainda, a esquecer factos que me possam deprimir.
Tali Sharot, coordenador do estudo, chegou a esta conclusão após ter feito ressonâncias magnéticas funcionais a catorze pessoas, enquanto lhes falava de eventos positivos e negativos.
A nossa saúde depende do nosso optimismo. Há pessoas tão pessimistas, tão pessimistas que correm atrás da doença. Uma dor é suficiente para começar o drama. Uma simples cefaleia pode agigantar-se e transformar-se nos tentáculos de um cancro.
O pessimismo deprime, atrai o mal, cega, adoece, imobiliza-nos e entristece-nos.
Saber a verdade, estar informado, ajuda-nos a conquistar, a superar períodos menos bons, a alterar, a corrigir ou a transformar a realidade. O conhecimento é sempre uma mais valia. No entanto, nunca devemos esquecer que os milagres acontecem e é a nossa força interior, a nossa fé, que age nessa altura.
Na nossa existência não podemos perder a esperança porque, se a perdermos morreremos, lentamente, tão lentamente que as dores tornar-se-ão insuportáveis. Esperança, fé e optimismo estão ligados à vontade de viver, ao nível de felicidade que um ser humano pode ter. Quanto mais alto ele for mais fácil será a vida, mais fácil será demolir ou saltar obstáculos.
Nada é irrealizável na vida, basta querer. Querer é poder, querer é crer, querer é alcançar, querer é conquistar. Tudo o que não conseguimos não queremos. Não vale a pena enganarmo-nos.
A mudança fomenta o medo e o crer destrói-o.
Brown Eyes
Comentários
mas quanto à mudança, apesar de entender que gera medo em muitos casos, vejo-a mais como catalizadora, "muda que quando a gente muda o mundo anda prá frente. e quando a gente manda ninguém manda na gente" já diz o meu Gabriel... O Pensador;)
Beijinhos
Estou por experiência própria 100% de acordo com tudo o que escreveste.
Já passei por períodos de completo pessimismo, as dores tornaram-se insuportáveis, até a vida assim o era.
Cheguei ao fundo do poço e tive que dizer: Basta!
Mudei radicalmente a maneira de ver o mundo, afastei-me das pessoas negativas (o que não é fácil)e passei a apreciar e a conviver só com quem me dá prazer.
Claro que ainda tenho dias :)mas CREIO que está ao meu alcance ser mais feliz.
Estar aqui por exemplo faz parte desse percurso positivo.
beijinhos minha amiga
Beijinhos
Fê nós somos capazes de mudar muitas vezes na vida o que é preciso é que nunca percamos a esperança, que sejamos optimistas. Afinal o que hoje é amanhã pode deixar de ser e isto é assim para o que é positivo e para o que é negativo.
Gente como tu mostra-nos que podemos tudo quando queremos. És o exemplo do que disse no post. Tu serás muito feliz, tens aquela força interior que precisamos para vencer todos os obstáculos e um coração de ouro.
Beijinhos
Beijinhos
eu ando pelo meio...mas presentemente faço sempre um grande
esforço para deletar as coisas
negativas...Realmente um sorriso
ajuda muito.
Beijinho amiga(não sei como se insere essas imagens com vida, como
tem neste seu post nem onde as ir
buscar) mas está óptimo.Parabéns.
Beijinho amiga e que bom este Outono...não é? Ao menos isso...
em Portugal!!!
Acredito muito nisso!Sou uma pessoa otimista, mas meu filho(de 10 anos) é muito pessimista!!Tenho conversado muito com ele, e espero que com o tempo mude...
esta pesquisa comprova o que já percebemos na prática!
beijos pra ti!!!
Tudo de bom!!
Não sei se o Frederico que hoje está de visita ao CR será pessimista, mas vou-lhe perguntar...
do que o Governo nos lixou.Bj.
Beijinhos
Acho que devemos ser pessimistas relativamente ao futuro, para que possamos ser optimistas no presente... para termos a noção de fazer o melhor para que o mau não venha.
Mas hoje gostaria de dizer que seus olhos são lindos!
O cérebro dirige-nos ou digere-nos!
Quem não vence o medo não avança, no entanto e apesar dos meus neurónios mo dizerem claramente, tenho incertezas, medos, e sofro até por antecedência.
Geneticamente sou assim, embora empiricamente e não só tenha aprendido o quanto tudo isto é negativo e desnecessário.
Acredito sinceramente que éramos mais felizes longe de todo este (des)necessário conhecimento, que nos entra porta dentro a todo o momento, que nos asfixia e nos escurece o dia.
O querer é poder, logicamente que concordo, mas não podemos querer a lua e as estrelas e .......
Não sou pessoa de fé, acredito na vida imortal pela semente deixada, seja de que forma for, pela vida que demos a um filho ou deixada na terra como adubo.
Acredito que há vida em todos os seres vivos e que somos todos parte do mesmo universo, quantas vezes irracional.
Sei que estou a desviar-me da rota, mas foi fluindo e nem sei como, falei tanto de mim ... oops!
Beijinho
Parabéns pelo post e pela variedade de temas que nos fazem reflectir.
Bjs
Vim deixar meu beijo!!!
Tudo de bom pra ti!
Beijinhos
Pergunta e diz alguma coisa.
Beijinhos
Obrigada
Beijinhos e obrigada
Beijinhos Sena
Nós sabemos que o nosso destino é a morte mas podemos chegar lá levando uma vida feliz ou infeliz, a diferença está aí e ainda que a nossa maneira de encarar o futuro contribui muito para termos ou não saúde. Conheço gente que vive debruçado sobre as doenças e claro anda sempre doente e a tomar montes de medicamentos. Essa gente não pode ter um bom futuro.
Fazermos o melhor, dizes tu, quntas vezes achamos que estamos a fazer o melhor e não estamos? O melhor que tens a fazer é assumir tudo o que fazes e tirar de lá ensinamentos para que no futuro não repitas a asneira. Mesmo que erres, todos erramos, podemos sempre emendar. Como dizem só não há solução para a morte. Exigir demais de nós nunca deu bons resultados. Temos que assumir que somos humanos, erramos mas podemos emendar os erros. Beijinhos
Beijinhos
Espero que o teu familiar melhore. Beijinhos
Bjs moça dos olhos cor de mel!
nos lábios.Bj
Que maravilha de optimismo! E não é que eu estou de acordo. Vamos lá deixar o medo e crer que é possível ultrapassar as dificuldades.
Beijinhos
Caldeira
Que maravilha de optimismo! E não é que eu estou de acordo. Vamos lá deixar o medo e crer que é possível ultrapassar as dificuldades.
Beijinhos
Caldeira
Já percebi que há imensas afinidades entre nós.
Gosto de gente como tu.
Bom fim de semana.
Beijinho
Ana Sofia
Um beijinho grande :)
porque ouvindo vários Foruns ainda
há muita gente a defender os
governantes...Parece que uma grande
parte do povo não quer ler, saber,
interrogar-se.Enfim, não é por isso
que desistimos de afirmar as nossas
ideias.Beijinho
Irene
Quem andou nas Novas oportunidades, quem recebe subsídios pode defender, não é?
"Tudo o que não conseguimos não queremos. Não vale a pena enganarmo-nos."
E com isto, dizes tudo!
Beijinhos
O seu oposto, o optimismo é uma ferramenta se sucesso para uma pequena minoria.
(Uma teoria minha daquelas...)
Beijinhos