Avançar para o conteúdo principal

Cá se fazem....

Oh familia Carrilho isto faz-se? Quem tudo quer tudo perde, não é? Pois pois, quem diria! Quem vos viu e quem vos vê! Tenho pena! Pena que o dinheiro consiga corromper (corrompe ou elas já são corruptas?) pessoas que se diziam integras, com grandes reformas, que deviam dar o exemplo. Afinal foram os dois professores (os pais da menina Maria João), donos do colégio da terra, no tempo da outra senhora, e o Sr. provedor exerceu um cargo político, não foi?
Estava tudo programado, até o curso da única filha foi pensado, farmácia. Faltou mesmo contar que, um dia alguém, sem medo, se vingaria. Eu como acredito cegamente nos ditados cá se fazem cá se pagam ou quem com ferros mata com ferros morre, estava à espera de algo mas, isto? Estou de boca aberta e não sei quando a vou fechar. Mais uma vez se confirma que o poder conspurca, dá maus exemplos, leva as pessoas a imaginarem-se imunes, omnipotentes e invencíveis. Mas, um dia a justiça chega. É que só o facto de haver uma notícia num jornal a dizer que sois arguidos num processo de um crime de peculato (furto ou apropriação de bens ou valores públicos) e participação económica em negócio, hoje, já é justiça. É-o para quem tem vergonha na cara mas, quem a tem também não pode ser acusado, não o faz. É-o para quem sofreu nas vossas mãos. Outra justiça não sabemos se chegará mas esta já cá canta. Vocês, todos os que agem assim, podem até dizer que só serão culpados depois de provado o crime em tribunal mas, para nós, aqueles que sofrem com os vossos crimes, com o vosso poder desmesurado, aqueles que conhecem a realidade, já se fez justiça. O vosso nome foi, por vós, enlameado. Isto, há uns anos atrás, era motivo para uma família nunca mais se poder erguer, para nunca mais chegar à janela. Hoje será?
A mania de despedir, sem motivos, só porque a pessoa queria usufruir dos seus direitos ou porque queriam empregar um vosso novo afilhado parece que nem sempre acaba bem, não é? E agora?
A Santa Casa da Misericórdia não é uma instituição de utilidade pública com fins humanitários? Não é criada para ajudar? Não é uma irmandade que tem como missão o tratamento e sustento a enfermos e inválidos? Dizem que é.
                                         Adam Smith dizia que a ambição universal dos homens é viver colhendo o que nunca plantaram, imaginem o que colhem quando verificam que não há punição.  
Brown Eyes

Comentários

disse…
A corrupção é o aviltamento mais soez do ser humano. Porém, por ser muito comum, passa ao lado dos mais distraídos. Todos aqueles que pensam que o dinheiro compra tudo são os escroques que conspurcam qualquer sociedade. Não sendo a Justiça total é a justiça possível e, o facto de verem o nome enlameado na praça pública, seria o suficiente para se sentirem vexados. Mas para tal era preciso ter vergonha, carácter, princípios. No caso é bem capaz de ser uma barrigada de riso dos "coitadinhos" que somos todos os que lutamos para um Mundo mais justo e mais Humano.
Beijinhos.
Caldeira
Brown Eyes disse…
Zé a mim parece-me, até, que agora quem é olhado de lado são os honestos. A corrupção tornou-se já normal e quem não a usa é burro, esta é a visão do povo. É isso mesmo Zé era preciso terem vergonha, carácter e princípios, não têm. Acredito que sim, que se riam de nós, a realidade deles está tão destorcida que tudo é possível mas, também acredito que tudo tem um fim e o deles chegará. A história de Sodoma e Gomorra faz-me crer que um dia a justiça será feita, não interessa porque mãos. Beijinhos
Poetic GIRL disse…
E assim vai o nosso país à beira mar plantado! Já nada me espanta, beijoca
Brown Eyes disse…
Bela pois e nós a pagar. Quero ver se hoje tenho oportunidade de pôr em dia a leitura no teu cantinho. Beijinho grande
Fê-blue bird disse…
Amiga:
Tem razão em estar revoltada, porque esta gente não tem moral e muito menos honra.
Não sei o que se passa na cabeça desta gente, pensam que levam tudo para o outro lado, como andam enganados.
A justiça dos homens pode tardar, mas ainda acredito no título do seu post.

Beijinhos
Manuela Freitas disse…
Querida Mary,
Já virou epidemia a corrupção, muita gente se deixa contagiar, era preciso inventar um remédio radical: arsénico! Era mesmo preciso uma limpeza!...
beijinhos,
Manú
Falar de corrupção em Portugal?
É uma praga minha amiga que se foi
alastrando cada vez mais...e hoje
os que não são "são as aves raras"...Este povo...tem coisas
estranhas...e os políticos não
respeitam o povo que dizem servir.
NÃO RESPEITAM NADA, apenas vêm os seus interesses.
Um beijinho amiga./Irene
Brown Eyes disse…
Manuela arsénico, exactamente. Quem serão as cozinheiras dos fulanos? Beijinhos
Brown Eyes disse…
Irene este povo tem coisas estranhas, grande verdade. Não consigo entender como continua a dizer amen depois de tudo que se sabe e todos os sacrificios porque têm passado. Beijinhos
Pedrasnuas disse…
EU NÃO TE FALEI QUE OS CARGOS,QUE A POLÍTICA CORROMPE O HOMEM...EXISTEM OS MAUS EXEMPLOS,EXISTEM OS QUE FAZEM E NINGUÉM TEM MÃO NISTO...PORQUE TODOS FAZEM O MESMO...E NÃO LHES SUCEDE RIGOROSAMENTE NADA...SE HÁ UM CASO OU OUTRO ...E OS OUTROS? OS QUE NÃO SE CONHECE?
E DEPOIS, QUE VAI ACONTECER? OLHA O CASO CASA PIA? ENFIM...HÁ NOMES QUE FICAM ENLAMEADOS MAS...DEIXAM PASSAR UM TEMPO E TUDO FICA ESQUECIDO E VOLTA-SE COM UMA ALMA NOVA OU A FINGIR DE NOVA...

BEIJINHOS MEUS
Brown Eyes disse…
Pedras serão os cargos que corrompem ou eles já são corruptos? Eu acho que é mais isto. Porque será que nem todos, apesar de saberem das facilidades que a politica dá, vão para a politica? Eu acho que só é politico todo aquele que é inútil e tenta assim subir, pisando tudo e todos. Para quem tem memória curta eles podem voltar com alma nova mas para pessoas como eu não há nada que lhes embeleze a alma. Aliás a mim admira-me a multidão que ainda aplaude um socrates, por exemplo. Serão os portugueses, na sua maioria, loucos, pessoas sem memória, incapazes de reconhecer o bem e o mal? Basta ter-se um cargo para se ser admirado, tenha-se a atitude que se tiver? Pois, eu não sou assim. Para mim a honestidade conta muito e mais depressa aperto a mão ao fulano que dorme na rua mas é honesto do que apertaria a mão a um politico. Enfim...Todos diferentes, todos iguais.
Beijinhos
AC disse…
Os predadores do bem público já há muito perderam a timidez. Isto está a ficar de tal forma que, um dia destes, os "ventres ao sol" saem à rua em revolta incontrolável. Admirem-se!

beijo :)
Di disse…
O pior é que são todos assim. É pedido às pessoas para se transformarem em algo pior de modo a conseguirem sobreviver no mundo, particularmente no mundo do trabalho.
Começa cedo, no secundário. Por isso é que eu sempre fui a "estranha". Por ser como era e não como eles queriam que eu fosse. E agora na universidade, tem que se ser cínico e manipulador se não as consequências são bem piores que as de antigamente. Até tenho medo do que me espera lá fora.

Beijo enorme** Já tinha saudades!
Brown Eyes disse…
AC sabes (desculpa tratar-te por tu mas só não trato por tu a quem não quero dar confiança. Sou Moçambicana e nós lá tratávamos todos por igual e sem problemas mas, não sei até que ponto o aceitas.)que eu ando admirada como anda ainda tudo tão caladinho, tão pacífico? É que se eu ando revoltada e até tenho ordenado, não tenho filhos para sustentar, como anda o pessoal desempregado, com ordenados mínimos, etc. calado? Não entendo este povo. Beijinhos
Brown Eyes disse…
Di minha menina vais sofrer muito ao longo da vida e vais revoltar-te muitas vezes. Se não mudares nunca, o que me aconteceu vai ser difícil para ti viveres. É que saber viver é ser como esse pessoal é manipulador, cínico e interesseiro, quem não é está lixado. Beijinhos
Fê-blue bird disse…
Amiga querida, estou neste momento muito comovida, deixei no meu blogue o meu agradecimento pelo teu apoio.

Beijinhos
Brown Eyes disse…
Fê obrigada. O ser humano é o que mais de precioso tem este mundo temos que nos juntar para o preservar. Este mundo ainda será um dia gerido pelo coração enquanto não o é cá estaremos para lembrar a importância que ele tem.Beijinhos Linda.
Brown eyes

Eu adoro animais e não adoro pessoas!

Grata por te encontrar no meu poema
que em segredo te digo: gosto do poema e Ele me emociona!

Beujos e obrigada,

Mª Luísa
Brown Eyes disse…
Maria Luisa eu é que te agradeço. Um beijinho grande para ti
caminhante disse…
este país é considerado um dos mais corruptos da europa... tão bom saber isso, não é?

eu acho que é uma cabala, uma mentira, uma calúnia!!!

treta.

[excelente grito]

bjinho Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ
Brown Eyes disse…
Caminhante e enquanto esse caminho for fácil este país continuará a ser o mais corrupto da Europa. AS pessoas habituaram-se ao fácil e não medem meios para chegar aos fins que pretendem. Beijinhos

Mensagens populares deste blogue

Fotoshop, para quê? Continuas Feia por Dentro!

Em primeiro lugar, vou pedir desculpa a quem costuma passar por aqui. Quem o faz sabe que há atitudes que me revoltam e que por isso...Vou desabafar. Tenho andado super, super indignada com certas publicações no facebook de uma pessoa que conheci há muitos anos, tantos que até já me esqueci. Trago essa pessoa atravessada porque foi e é, não acredito em milagres, a pessoa mais ordinária que conheci e que, infelizmente, tive que lidar de muito, muito perto. Há um tempo atrás descobri uma página dela no facebook (se cometer algum erro  não se admirem, sou uma dessas excepções que nada percebe sobre o facebook) e daí para a frente as publicações e até as páginas (os nomes também vão mudando) têm mudado (faz-me lembrar aquelas pessoas que passam a vida a mudar de número de telemóvel, sempre que querem fugir de alguém mudam de número de telemóvel). Muda tudo mas, a frase de apresentação vai mantendo o mesmo sentido, mais coisa menos coisa, a última é:
Sou amante do Universo, da paz, do conh…

Carnaval de Vermes