Avançar para o conteúdo principal

As duas faces da vida

                       
Dizem que se deve entrar com o pé direito no ano que vai começar. Foi assim que entrei mas, parece que, o resultado foi nulo. 
Ainda não tive oportunidade de conhecer os dados lançados pela astrologia, para o meu signo mas, estou convencida que, esta apatia só pode vir lá de cima. Eu não ando parada, ando a dormir. Têm notado isso, de certeza, até os comentários que faço, nos vossos cantinhos, deixam adivinhar o meu estado. Letargia total.
Tenho um chorrilho de posts começados, leram bem, começados. Sair? Daqui não sai nada. O que sai é mesmo imposto. 
Imposto? Será que vou perder mais uns tostões? Não me admiraria. Deve ter sido esse pensamento, do novo ano nos trazer mais percas que ganhos, que me pôs neste estado.
Sei que a adivinhação não traz proveitos, não consulto bruxas, nem leio signos, e que, pelo contrário, acaba por nos limitar, por nos aprisionar, por criar em nós balizas de difícil penetração.
Penetração? Pudesse eu penetrar dentro de mim arrancar esta maldita indolência, moleza, preguiça, seja lá o que for e arremessa-la contra a A.R. Sim a A.R.. É que vale mais nada fazer do que fazer imbecilidades.
Voltando à adivinhação, de imbecilidades não me apetece falar, não tenho tempo, nem paciência. Tenho a mania de ter um sexto sentido, que dizem ser feminino, apontem mais uma (mania claro), um dedo de que adivinha, intuição, uns maléficos pressentimentos, que, quer queira quer não, vêem à superfície e, claro, põem-me mórbida. É que não adivinho os números do euromilhões, do totoloto, ou do totobola, nada disso. Ai se adivinhasse! Enviava-vos já os números via blog, via e-mail, via fax ou via CTT, a via pouca importância tinha. A importância estava na felicidade que criava, nos problemas que resolvia. 
Alguém sabe onde e como posso mudar esta mania?
Mas, há sempre um mas, e neste caso é positivo. A vida tem dois lados, nem tudo é negativo. Tenho uma vida familiar que me faz esquecer tudo, da qual pouco falo, que preenche todas as minhas exigências, que consegue, até, suplantar a minha imaginação.
Mas há mais, muito mais. Vocês têm, também, um papel importante na minha vida. Conseguem-me dar aquele impulso, aquela motivação, aquela força que nos faz esquecer os economistas, os políticos, as catástrofes, a fome, a guerra, a inveja, enfim, o negativo desta vida. Não sabiam? É com vocês que este texto vai continuar.
No dia 8 de Janeiro fui surpreendida com um e-mail que dizia assim:
“... com o nascimento do teu novo blog, lembrei-me de te enviar umas amostras do
que se pode ver por aqui por S.Miguel...
Assim, peguei numas pouquinhas que trazia na pen e decidi enviar-te para te deliciares!
Aí ficam para teu bel-prazer!
Bjinhos e Bom Fim-de-Semana!"
Deliciaste-me tanto, Mulher a 1000/h, que não podia deixar que este gesto, de uma beleza tão reluzente, que me deixou cega de alegria, ficasse fechado no meu aconchegante lar. Tinha que te demonstrar o quanto o admirei, o quanto ele significou para mim, o valor que essas fotos tiveram neste começo de ano. Elas ilustram este post, como podes ver. Isto, para ti, vai ser uma surpresa, não estás à espera, afinal já passou uma semana mas, espero, que seja boa. Se te tivesse perguntado alguma coisa, estragaria tudo, com a tua inteligência…
Agora, dando uma voltita, mudando de sexo, vou falar-vos do Paulo,  Totó da Cabeça, mais um de vós que preenche os meus momentos. Ele resolveu fazer umas entrevistas, a dez dos seus novos e-friends e autores de blogs do seu Blogroll. Adivinharam, sou uma delas. Fui a primeira. Apesar da minha inércia, que lembrem-se afecta o pensamento, respondi, espero que sem erros ortográficos ou de pontuação, neste estado…. tudo se espera.  Vão encontrar lá um bocadinho da Mary Brown, faltam lá alguns defeitos, o vício do tabaco, é que esse também faz parte de mim e, claro, não abona nada a meu favor. Algo deve ter ficado por dizer, de certeza, mas, ao longo da vida deste blog, poderão descobrir o que foi. Esquecida, distraída, sonhadora….Que mais? Quando me lembrar digo-vos. 
Brown Eyes

Comentários

Lala disse…
Ah grande Mary!! Está muito bem escrito este post! Achei fenomenal a ligação que fazes entre o teu estado de "letargia total" e a tua recente actividade no "Totó na Cabeça". Já para não falar das fotos da "Mulher a /h" que são simplesmente lindas!
Mais uma vez gostei muito de aqui estar!
Beijinho*

ps- agora não escrevo mais porque tenho uma entrevista para ler!

bj*
Johnny disse…
As fotos estão giras... mas falta-lhes qualquer coisa :)

Para mudares as manias tens primeiro de as aceitar e compreender... só depois podes agir sobre elas, pelo menos é isso que dizem aqueles livros de auto-ajuda que populam átrios e salas de espera e algumas estantes desse país.

A entrevista está muito boa... talvez um bocado moralista (se me permites), mas não há nada de mal em ser moralista se a moral for boa.
Brown Eyes disse…
Ai minha querida Lala nem imaginas a alegria que essa garota me deu. São estas coisas, que são de enorme valor, que nos fazem ter saudades da blogsfera quando temos que estar algum tempo afastados. Tenho recebido muito carinho vosso, que não esqueço, nunca. Tu és uma dessas pessoas. Não me esqueci do postal que recebi no Natal. Num mundo como aquele em que vivemos, há que vincar estas atitudes, há que dar a conhecer as pessoas únicas.
Beijinhos
Brown Eyes disse…
johnny eu só queria em vez de adivinhar desgraças, adivinhar coisas boas. Sabes como se faz isso? Era só essa a parte da mania que queria mudar. rsss
Esses livros servem para quem os escreveu. Cada um de nós deve procurar a sua receita. Não concordas?
Beijinhos e obrigada.
Anónimo disse…
Mesmo com essa "letargia total" continuo a admirar a maneira como escreves, e mais do que isso, o que transmites, porque escrever é isso mesmo.
Espero que esse estado de espírito não se mantenha por muito mais tempo.
As melhoras!

PS: Entendo perfeitamente quando dizes que "adivinhas" desgraças. Mas olha, mais vale adivinha-las do que viver em plena ignorancia.

PS2: Leitinho com mel não cura só constipações :)

As melhoras ***
Paulo disse…
Estou a ver que precisas uma bela noite de farra, bem comida e bem regada, com os amigos e/ou família, para te alegrar e fazer esquecer essas más vibrações...

Cheer up!
meldevespas disse…
Olha lá rapariga, pelo ritmo de escrita desta post, ninguém diria que existe de facto essa letargia instalada!!!! A importância dos e-amigos é realmente uma coisa que entra devagarinho, e depois quando damos por nós, já falamos deles fora do pc, nas conversas diárias, já partilhamos confidências e experiências, já esperamos que escrevam mais qualquer coisas para àvidamente lermos, enfim. Eu vivo no fim do mundo (vulgo Alentejo, que eu amo, atenção!), onde o acesso à cultura é escasso, e as pessoas acabam por seguir os rumos certos dos empregos+casamento+filhos (eu não sou excepção)em detrimento de outras coisas. A não ser o meu marido, conto com poucas pessoas/amigos, com quem possa falar das coisas que gosto, livros, filmes, politica, religião, musica...e qualquer assunto só pode ser arranhado e nunca discutido. Sinto muitas vezes falta de uma boa conversa. E isso tem-me sido proporcionado pelos amigos internautas/bloguers.
Voltando ao teu post, o paulinho está coberto de razão, tu precisas exactamente da receita que ele te está a perescrever.
Beijos grandes
Poetic Girl disse…
Exlente post de inicio de ano, sabes querida Mary, todos sentimos um bocado essa letargia de inicio de ano. Eu senti-a também. Porque apesar de o ano ser supostamente novo, tudo continua na mesma. Nós não mudamos, a nossa vida não mudou.... já sabes que adoro vir cá, adoro os teus textos e os teus comentários no meu modesto cantinho são sempre muito bem acolhidos. Fico sempre ansiosa por saber o que pensas sobre os assuntos que falo... és uma das minhas bloggers de eleição! bjs
Mulher a 1000/h disse…
OLha... Pufft... Agora até fiquei sem jeito! E quando a emoção me embarga as palavras não sei que escrever! Tinha um feeling que ias gostar das fotos! E sim, partilho do sentimento da MEL, que diz que os e-friends servem para isto mesmo... nos preencher o dia com os seus espaços! Acredita que fazes a diferença em muitos dos meus!

Em relação a esse teu estado, percebo-o bem, também sou muito intuitiva, nem sempre para o bem, mas quase sempre para o mal... mas tenta relaxar, porque o que tiver que ser, será! Para o bem e para o mal... continuarei por aqui! :D - Obrigada pelo teu carinho, mais uma vez! Foi uma grande surpresa! Adoro surpresas! :D
Ginger disse…
Eu sei o que falta às fotos!! :o
Falta lá o johnny em plano de fundo a levar com uma bigorna na cabeça!
É isso que falta. ^^

Quanto à entrevista... acho que é 100% Mary Brown.
Tens sido de uma consistência inabalável desde que te conheci. ;)

bjinho grande*
Melga disse…
Letargia? Em ti? Não me parece!
O que há é vontade de mostrares e dizeres ao mundo tudo o que te vai na alma,mas isso, há-de ficar sempre alguma coisa por dizer.
Continua a escrever, eu gosto de te ler!
Bjo e bom fim de semana*
Juana disse…
Brown Eyes acho que é a 1ª vez que faço um comentário no teu blog. Não me esqueço, que foste (julgo eu) uma das primeiras a descobrir como chegar aos meus comentários e tens sido tão assídua que não penso sequer em perder-te de vista! Sabes que vivi na ilha de São Miguel 4 anos e conheço bem as Furnas? Cheira a enxofre e gostava de ir para lá passear à noite! O mês de Janeiro é tramado... vais ver que não tarda, um dia destes o sol vem aí e brilha cheio de força para nos animar e sacudir a vida!
Brown Eyes disse…
Bella também espero que este estado tenha os dias contados. Quando te habituas a ser activa faz confusão não apetecer fazer nada. Mas, eu, ando numa batalha constante com esse estado. Se lhe fizesse a vontade não saía da cama. rssss
Tens razão, a ignorância é o pior estado de um ser humano. Há vários tipos de ignorância, até há quem seja ignorante por interesse. Mas quem é ignorante, estou a falar da ignorância infantil, é puro, age pelo instinto. Pena que a vida nos roube esta pureza.
Um beijinho e obrigada por este bocadinho.
Brown Eyes disse…
Paulo e eu tenho lá pedalada para uma noite dessas? Não tenho. Ainda não foi há muito tempo que tive uma noite dessas. Na última sexta feira 13, não sei se foi em Dezembro ou Novembro, em Montalegre. Já lá foste? Se não foste vou explicar-te um bocadito, ok? Em Montalegre nas sextas feiras 13 fazem a festa das bruxas, tudo é enfeitado a condizer e há, inclusive, actores que se deslocam aos restaurantes e fazem umas animações. Se fores à página de Montalegre encontras lá informação. Aquilo é muito concorrido o que, aliás, tem estragado um bocado a festa. A seguir às animações no Castelo, vai-se até à discoteca. Pois bem. Aqui a Mary Brown lá para as duas da manhã já queria ir para o ninho. Muita confusão, muita poluição, muito empurrão... Os amigos ficaram, até amanhecer, mas nós fomos para casa. A idade conta, ai se conta. rsss. Estou a brincar. Tem mesmo a ver com a maneira de ser. Sempre fui muito caseira e prefiro receber as pessoas em casa, o que acontece muitas vezes, fazer lá os comes e bebes que sair.
Beijinho e obrigado pelo conselho.
Brown Eyes disse…
Mel pois é, necessitamos de ler o que os nossos e-amigos, como tu os chamas e bem, escrevem e estamos sempre à espera que eles digam algo. Se, por acaso, aqueles que escrevem diariamente, até ao fim do dia, não vês nada deles publicado já ficas pensativa. Que terá acontecido? Será que está doente? Já não descansas. Os outros, aqueles menos assíduos, mesmo sabendo que não são assíduos, mesmo sabendo que não há novidades, quando dás por ti estás a visitar o blog. Se encontrares lá um nadinha novo já ficas descansada. É assim, os nossos e-amigos fazem-nos mais falta do que muitas pessoas com quem lidamos diariamente. Eles dão-nos muito mais do que aqueles que, pela lógica, deviam dar. Acredita que eu, neste ano de vida do blog, já tive mais carinho, mais miminhos que na minha vida toda. Aquelas pessoas que, na entrevista, referi que me rodeavam mas que me faziam sentir só, aquelas mesmas de quem esperas tudo, só me derrubaram. Hoje a minha vida deu uma grande volta. Tenho alguém a meu lado que faz questão de me demonstrar o quanto me ama, em cada gesto, não só por palavras, tenho os e-amigos que enchem os meus dias de alegria. Que mais podemos querer? Saberes que te apreciam e te respeitam é o que de mais valioso há e, esse, é o motivo porque vós sois um tesouro.
Beijinhos
Brown Eyes disse…
Minha querida Bela obrigada por essas palavras tão docinhas e amigas. Sei muito bem como bate esse coraçãozinho, o amor que tu tens para dar, o quanto estás atenta às necessidades dos outros, o quanto te preocupas com eles, o quanto lutas pela igualdade e pela justiça. Nem sempre estou presente quando gostaria mas não perco pitada do teu cantinho, lá encontramos sempre o que precisamos, uma palavra amiga, uma informação, uma novidade, um alerta ou um carinho. A propósito tenho que lá ir, ver as novidades.
Beijinhos
Beijinhos
Olga Mendes disse…
Adorei as fotos e o texto. Ainda bem que escreves assim quando estás com inércia, já estou em pulgas para a próxima publicação (sem inércia). Lol. Dizes aqui que tens uma vida familiar fantástica, então penso que tens todos os motivos e mais alguns para ser feliz, e é por isso que deves ser (pelo menos é o que me parece), porque são eles que nos fazem sentir a verdadeira alegria.
Brown Eyes disse…
Sílvia ainda bem que gostaste da surpresa. Eu também adoro surpresas mas, neste caso, a surpresa incluía um e-mail teu para mim e isso, não gosto de divulgar a correspondência, nem falar de assuntos abordados particularmente, travou-me um bocadito. Falar contigo sobre o assunto iria estragar a surpresa. Analisei, voltei a analisar e, resolvi, publiquei. O teu gesto, como disse no post, era lindo demais para ficar só para mim.
Porque será que só adivinhamos coisas más? Sabes que até assaltos, assaltos a minha casa e ao carro, já adivinhei? Sinto uma aflição enorme, parece que vou rebentar, no exacto momento que o mal está a acontecer. Adivinhar é horrível, deixa-nos aflitas e impotentes porque não sabes o que te está a acontecer, só que está. Já para não falar em outro tipo de adivinhações que temos, a longo prazo.
Sílvia eu é que te agradeço por ter tido o prazer de te conhecer. Sou uma mulher de sorte.
Beijinhos
Brown Eyes disse…
Ginger, a minha querida Ginger, uma das primeiras a receber-me aqui, ela e a Senhora de Si. Uma Mulher com M grande, daquelas que nós, mulheres, nos orgulhamos. Uma Mulher que não pára e arranja sempre uns minutinhos para nos acarinhar, nos fazer rir e nos contar uma história. Uma Mulher com garra. Ginger que posso eu dizer de ti que não saibam já todos? A vida para ti é uma coisa séria mas, tem sempre, um ponto cómico que, utilizas para a vencer.
Um Beijinho grande para ti também.
Brown Eyes disse…
Melga é verdade tenho uma vontade ENORME de gritar o que sinto. Não grito tudo, há coisas que não grito porque, mesmo que me espetem a faca pelas costas, há pessoas de quem eu não consigo gritar o que são. Por respeito, por respeito a quem não o devia ter mas, sou assim. De vez em quando sai assim uma coisinha, uma coisinha velada mas.... Sabias disto também não?
Beijinhos
Brown Eyes disse…
Juana, minha querida Juana não tenho sido tão assídua como gostaria, tenho andado mesmo parada. Antigamente todos os dias passava nos blogs hoje não é assim. Quando passo tento ver tudo o que não vi e, claro, dar a minha opinião. Pois é Juana o teu blog foi um desafio para mim. Queria deixar comentários mas, não via onde. Tantas voltas dei que...O que não conseguimos descobrir quando queremos?
Beijinhos
Brown Eyes disse…
Olga hoje sou feliz, já houve tempo que não. Tenho a meu lado quem me dá, diariamente, o que preciso para ser feliz. Não me falta amor, compreensão, carinho e amizade. Afinal é disto que se faz a felicidade. Beijinho grande.
Brown Eyes disse…
Bom fim de semana johnny. Beijinhos
Anónimo disse…
Eu gosto de chamar-lhe inocência, mais do que ignorância (porque eles nao decidem fechar os olhos ao que se passa) e infelizmente até isso já é tao raro...

Mas já estas melhor não estás? Eu espero bem que sim! Já passou muito tempo (eu sei que só passou um dia, mas em semana de exames um dia parecem três dias de directa e ressaca -.-)... Toca a despertar desse estado e a mostrar a Mary Brown em FullPower!

Beijinhos**
Brown Eyes disse…
Já é semana de exames? já me perdi desse mundo. Há tantos anos que passou. Tenho saudades do meu tempo de estudante. Há muito stress mas quando se conhecem os resultados chegam os prémios pelo esforço que despendemos.
Bella no fim de semana as coisas melhoram. Posso dormir mais tempo, não tenho o despertador a acordar-me. O pior é mesmo durante a semana. Sinto um cansaço, uma vontade de dormir enorme e claro, não dá o tempo para nada. Mas isto passa.
Vou despertar, claro que sim. Bella já conheces a Fábrica de Letras? É um blog com desafios muito interessantes. O desafio deste mês, até dia 31 é a beleza. Passa lá, tenho a certeza que vais gostar. Depois diz o que achas-te.
http://fabricadeletrasepalavras.blogspot.com/
ainda vou ver as novidades no teu blog, devo andar atrasadita, depois vou dormir.
Beijinhos Linda
By Me disse…
O TEU ESTADO...DE LETARGIA TOTAL? MAS NEM PENSAR ...AINDA QUERES ESCREVER MAIS DO QUE ESCREVES?!

BOM TEXTO,BOAS FOTOS...É UM LUGAR QUE GOSTARIA DE VISITAR...AÇORES!

BEIJINHOS E BOM FIM DE SEMANA
Brown Eyes disse…
Pedrasnuas obrigada. Queria ter muito mais genica. Aí se queria! Tenho muitos projectos e o tempo é curtissimo, além deste problema, não ando com a forma que tinha. Ando mesmo, como digo no post, a dormir.
Beijinhos
► JOTA ENE ◄ disse…
ººº
Nostalgia de Barcelona advém essencialmente da cidade em si.

Há toda uma envolvência da própria vivência que dificilmente sei definir.

Ponto marcante: AS RAMBLAS

Bjooo e bom Domingo
Anónimo disse…
Eu estou no primeiro ano de faculdade por isso ainda estou um bcado verde nestas andaças... Qualquer dia começo a tomar speed xD

Fizeste algum texto? Devias! Escreves muito bem! E gostei imenso do blog :)
Mas sinceramente, tambem ando um bcado desligada..

Beijinhos*
Brown Eyes disse…
Jota obrigado por teres vindo até aqui explicar-me o título do tua fabulosa fotografia. Não conheço Barcelona. Conheço muitas cidades Espanholas mas Barcelona não. Era para ter sido no verão passado mas o tempo não o permitiu.
Brown Eyes disse…
Não precisas de speed xD. Verás. Quando entrares no ritmo tudo se torna mais fácil.
Hoje dediquei-o a ver as novidades que foram postadas durante a semana.
Beijinhos
Anónimo disse…
Só para dizer que mudei o meu link e a minha alcunha - esta tudo explicado no blog!

Beijinhos*

(Once Bella)
Brown Eyes disse…
Obrigada Di não gostaria de te perder de vista. Beijinhos
Bea. disse…
Que este momento de letargia passe, e que venha mais alegria , força.
Família é a base de todos , que bom que a sua te faz sair de toda essa letargia e se sentir melhor.
Um ótimo texto !
beijos
Brown Eyes disse…
Passará Bea. Não há nada que não consigamos, mais tarde ou mais cedo. Obrigada. Beijinhos
Olhos Dourados disse…
E ainda agora estamos a começar o ano.
Melga disse…
Ai se eu soubesse tudo!
mz disse…
Temos momentos assim...
parece que a energia está em baixo, mas logo, logo aparece algo que nos dá um abanão e voltamos... tem de ser!

Depois vou ler a entrevista.
As fotos são lindas... tbm já vivi nos Açores e conheço todas as belezas daquelas ilhas.

bjo
Brown Eyes disse…
MZ neste post a mensagem é precisamente essa: na vida nem tudo é mau e, quando menos esperamos vem uma lufada de ar puro que nos faz mexer e olhar, para a vida, com esperança.
Beijinhos
Brown Eyes disse…
Olhos Dourados pois é. Mas é precisamente no inicio do ano que nós começamos a ter a noção de como ele decorrerá.
Beijinhos e obrigada
Brown Eyes disse…
Melga ainda bem que não sabemos tudo. O mistério é um tempero da vida. Beijinhos
Pedro Bom disse…
Que a tua letargia tenha sido ultrapassada!!
Brown Eyes disse…
Pedro ainda não.Obrigada pela visita e pelo comentário

Mensagens populares deste blogue

A droga da fama

Ao longo da minha vida fui tirando conclusões que vou comparando com os acontecimentos do dia a dia. Muito cedo descobri que ser famoso, ser conhecido, ou até mesmo ter a infelicidade de dar nas vistas, mesmo sem nada fazer para e por isso, era prejudicial, despertava inveja e esta, por sua vez, tecia as mais incríveis teias. Todos, algum dia, foram vítimas de um boato. Todos descobrimos a dificuldade em o desfazer, em detectar a sua origem mas, todos, sabemos qual o seu objectivo: ceifar alguém. Porque surge ? Alguém está com medo, medo de que alguém, que considera superior, se o visse igual ou inferior não se sentiria barricado, lhe possa, de alguma maneira, fazer sombra. Como a frontalidade é apanágio apenas de alguns e porque, a maior parte das vezes, tudo não passa de imaginação, não se podendo interpelar ninguém com base nela, não havendo indícios de nada apenas inveja parte-se, de imediato, para o boato. Assim, tendo como culpado ninguém, porque é sempre alguém que ouviu

Carnaval de Vermes

Vermes, quem são? Aqueles que jogam sujo, aqueles que não medem meios para chegarem a um fim, aqueles que prejudicam deliberadamente, aqueles a quem eu afogaria à nascença e sou contra à justiça feita pelas próprias mãos mas, afogava-os, com todo o prazer.  Não merecem viver,  muito menos relacionarem-se com gente. Vocês acham que sou condescendente só porque o verme é vizinho, conhecido, amigo ou familiar? Não. É verme e  como tal não lhe permito sequer que respire o mesmo ar que eu.  Se todos pensam assim? Não. Há quem pense que temos que aceitar certo tipo de vermes, que há vermes especiais,  os   do mesmo sangue, porque fica bem haver harmonia no lar ou até porque … sei lá porquê, não interessa.   Não sei? Não será porque têm medo de serem avaliados negativamente, pela sociedade, se houver um verme na família, se tomarem uma decisão radical para com esse verme? Se for filho têm medo que o seu papel como progenitores seja posto em causa, que isso demonstre que falharam, que  

Surpreendida com rosas

Um dia, há uns anos largos, anos cinzentos, daqueles em que tudo se encrespa, entra pelo meu gabinete uma florista, que eu conhecia de vista, com um ramo enorme de rosas vermelhas e uma caixa com um laçarote dourado. Ela: Mary Brown? São para si. Eu: Sim, mas,… deve, deve haver aí um engano. Não faço anos hoje, nem conheço ninguém capaz de me fazer tal surpresa. Ela: Não há não. Ligaram-me, deram-me o seu nome, local de trabalho, pediram-me que lhe trouxesse este ramos de flores, que lhe comprasse esta prenda e que não dissesse quem lhe fazia esta surpresa. Aliás, acrescentaram, ainda, que a Mary nem o conhece mas, ele conhece-a a si. Eu: O quê? Está a brincar comigo, não? Não, não posso aceitar. Fiquei tão surpreendida que nem sabia como agir, aliás, eu estava a gaguejar e, acreditem, não sou gaga. Ela: Como? Eu: Não posso aceitar. Não gosto muito de ser presenteada, prefiro presentear, muito menos por alguém que não conheço. Imagine!  Era só o que me faltava. Obrigada mas não