Avançar para o conteúdo principal

Zelensky

Sempre admirei as pessoas que lutam pelo que acreditam sem medo. Ao longo da história houve alguns que puseram e perderam a vida por terem um objetivo e lutarem por ele. Já falei de alguns neste blog. Puseram os interesses pessoais de lado e lutaram por interesses coletivos sem temor.

Ninguém pense alterar a minha personalidade, os meus valores, a minha visão de vida, o meu conceito de amizade e família. Não me comparo com ninguém e muito menos com interesseiros, oportunistas e manipuladores. 

Para mim o ditado "não faças aos outros o que não queres que te façam a ti"  continua a ser a   minha máxima. Ser feliz é,  sempre foi, a minha única ambição  e  segui-a sem temer as criticas, ameaças, assaltos, boatos, armas ou envenenamentos.

Vingança? Para quê? Nunca me vinguei de ninguém apesar de o ter podido fazer. Se  Deus existe ele dará a esses indivíduos o que merecem.

Não sujo as minhas mãos.

Conheci muitos cobardes, vigaristas, gente nula, sem autoestima, capazes de tudo por dinheiro, por inveja, por não terem conseguido nada na vida pelo seu mérito. 

Fazendo um resumo, só conheci covardes, incapazes de dizerem na nossa cara o que pensavam, de encararem a vida dupla que tinham, de assumirem os seus atos. Quando chegava o momento de os encostar à parede com a verdade (a verdade existe tal como a mentira e pode ser provada), fugiam.

A coragem, lutar pelo que se acredita, mesmo pondo a vida em risco, não é para todos, muito menos será para os que vivem de aparências, utilizando o dinheiro dos outros, os cartões de crédito, dividas que nunca tencionam pagar, etc.

Não consegui encontrar pessoas que subissem com trabalho, corajosos, dispostos a lutar pelos valores que deviam gerir esta sociedade.

Zelensky é  o Homem que dá o exemplo de coragem, de acreditar que  só se pode ter orgulho dando a vida pelos  objetivos e sonhos. Deram-lhe a oportunidade de fugir mas os Homens não fogem, lutam, dão a cara.

Homens e Mulheres conhecem-se pela maneira como encaram a vida, pela coragem, por não terem medo.

O medo é  o pior inimigo da verdade e o encorajodador para um vida de  faz de conta, de mentira.

Zelensky é o exemplo do século XXI, sem dúvida.

Comentários

Mas, sobre o personagem... há versões diversas
e eu não sei qual subscreva:

«Sabemos que nasceu em 1978, numa família de ascendência judaica, e que a sua primeira língua não é a ucraniana, mas sim a russa. Escolheu a carreira de actor e comediante, fundou o “Kvartal 95 Studio” e com ela produziu a telenovela "Sluha Narodu" (Servo do Povo) em que ele próprio, Volodymyr Zelensky, interpreta um homem comum cansado da corrupção política desenfreada na Ucrânia - e o intérprete acaba inesperadamente eleito presidente.
Parece que a ideia foi de Igor Kolomoyskyi – poderoso empresário (com passaportes ucraniano, cipriota e israelita), fiel admirador dos EUA e principal oligarca da Ucrânia – ao assistir à popular telenovela. Veio-lhe então a magnífica ideia de transformar a ficção em realidade e de tornar o comediante Zelensky num verdadeiro Presidente, não só em vídeo, mas também concretamente na vida real.
Foi, então, logo a seguir, que Volodymyr Zelensky anunciou a criação dum partido político com o mesmo nome da novela popular: “Servo do Povo”. No auge da sua popularidade na TV, Zelenski anunciou a sua candidatura à eleição presidencial que se seguiria. E, desde então, a sua empresa “Kvartal 95” passou a registar um fluxo anormal de financiamentos - geridos através de empresas “offshore” com sede em paraísos fiscais - no montante de 40 milhões de dólares.
O principal contribuinte para a campanha presidencial de Zelensky foi, evidentemente, o oligarca ucraniano Igor Kolomoyskyi, proprietário do “PrivatBank”, que é só o maior banco da Ucrânia, no entanro envolvido em vários casos de falências fraudulentas e de investimentos ilegais.
Igor Kolomoysky também foi, aliás, um dos principais financiadores de alguns dos grupos paramilitares neonazis e ultranacionalistas que, em 2014, iniciaram o golpe de estado que derrubou o governo legítimo do presidente Janukovic, desencadeando um período de oito anos de instabilidade política e de guerra civil larvar na Ucrânia.
Em Abril de 2019, Zelensky, já recém-eleito presidente, nomeia para o Governo e altos cargos da Administração membros da sua própria empresa, “Kvartal 95”. Ivan Bakanov, CEO da empresa, torna-se chefe dos Serviços Secretos, enquanto o vice-diretor, Serhiy Shefir, passa a ser o porta-voz oficial do presidente.»
Brown Eyes disse…
Há sempre várias versões, até sobre nós acontece. A vida de alguém é contada segundo o modo como vemos os outros: com respeito ou com inveja. Inveja que está ligada à vontade de se ter poder quando sentimos que nada valemos.
Para mim fica a coragem dele. A coragem é impossível de comprar e de fingir: ou se tem ou não se tem.

Obrigada e espero que esteja tudo bem por aí.

Mensagens populares deste blogue

A droga da fama

Ao longo da minha vida fui tirando conclusões que vou comparando com os acontecimentos do dia a dia. Muito cedo descobri que ser famoso, ser conhecido, ou até mesmo ter a infelicidade de dar nas vistas, mesmo sem nada fazer para e por isso, era prejudicial, despertava inveja e esta, por sua vez, tecia as mais incríveis teias. Todos, algum dia, foram vítimas de um boato. Todos descobrimos a dificuldade em o desfazer, em detectar a sua origem mas, todos, sabemos qual o seu objectivo: ceifar alguém. Porque surge ? Alguém está com medo, medo de que alguém, que considera superior, se o visse igual ou inferior não se sentiria barricado, lhe possa, de alguma maneira, fazer sombra. Como a frontalidade é apanágio apenas de alguns e porque, a maior parte das vezes, tudo não passa de imaginação, não se podendo interpelar ninguém com base nela, não havendo indícios de nada apenas inveja parte-se, de imediato, para o boato. Assim, tendo como culpado ninguém, porque é sempre alguém que ouviu

Carnaval de Vermes

Vermes, quem são? Aqueles que jogam sujo, aqueles que não medem meios para chegarem a um fim, aqueles que prejudicam deliberadamente, aqueles a quem eu afogaria à nascença e sou contra à justiça feita pelas próprias mãos mas, afogava-os, com todo o prazer.  Não merecem viver,  muito menos relacionarem-se com gente. Vocês acham que sou condescendente só porque o verme é vizinho, conhecido, amigo ou familiar? Não. É verme e  como tal não lhe permito sequer que respire o mesmo ar que eu.  Se todos pensam assim? Não. Há quem pense que temos que aceitar certo tipo de vermes, que há vermes especiais,  os   do mesmo sangue, porque fica bem haver harmonia no lar ou até porque … sei lá porquê, não interessa.   Não sei? Não será porque têm medo de serem avaliados negativamente, pela sociedade, se houver um verme na família, se tomarem uma decisão radical para com esse verme? Se for filho têm medo que o seu papel como progenitores seja posto em causa, que isso demonstre que falharam, que  

Surpreendida com rosas

Um dia, há uns anos largos, anos cinzentos, daqueles em que tudo se encrespa, entra pelo meu gabinete uma florista, que eu conhecia de vista, com um ramo enorme de rosas vermelhas e uma caixa com um laçarote dourado. Ela: Mary Brown? São para si. Eu: Sim, mas,… deve, deve haver aí um engano. Não faço anos hoje, nem conheço ninguém capaz de me fazer tal surpresa. Ela: Não há não. Ligaram-me, deram-me o seu nome, local de trabalho, pediram-me que lhe trouxesse este ramos de flores, que lhe comprasse esta prenda e que não dissesse quem lhe fazia esta surpresa. Aliás, acrescentaram, ainda, que a Mary nem o conhece mas, ele conhece-a a si. Eu: O quê? Está a brincar comigo, não? Não, não posso aceitar. Fiquei tão surpreendida que nem sabia como agir, aliás, eu estava a gaguejar e, acreditem, não sou gaga. Ela: Como? Eu: Não posso aceitar. Não gosto muito de ser presenteada, prefiro presentear, muito menos por alguém que não conheço. Imagine!  Era só o que me faltava. Obrigada mas não