Avançar para o conteúdo principal

A segurança fez feriado

A precipitação de flocos de neve, límpidos e translúcidos paralisam o trânsito, automóvel e pedestre, deste pobre país.  A polícia desaparece e a protecção civil só é vista a dar entrevistas para a TV.  Quem vemos a fazer o trabalho destas entidades é o cidadão comum, arriscando muitas vezes a sua vida para ajudar o próximo, sem remuneração nem formação.
Desculpas tenho ouvido algumas, falta de meios económicos ou  meios técnicos mas, verdade verdadinha, falta organização , determinação, brio e segurança.
Nos países nórdicos, que gostam tanto de citar quando os trabalhadores faltam, com justa causa, impossibilitados pelas más condições dos acessos, a manhã surge depois de estarem, já, todas as estradas e passeios acessíveis. Lá a produção é tida em conta todos os dias, não só nos feriados ou dias de greve.  
Venham lá mais nevões e, Sr. Gaspar, afundam as contas, mais uma vez, naufraga o país. Os culpados são…Os funcionários públicos, como não podia deixar de ser. O governo, esse, há muito que vestiu a capa de inócuo. Quando lhe compete fazer alguma coisa, não faz.
Governar assim é “canja”. 
Trabalhar assim é "arrojado".
Brown Eyes

Comentários

chica disse…
Bem motivada e justificada tua indignação!! Que coisa isso,não é? beijos,chica
Brown Eyes disse…
Chica tenho andado a fazer um cachecol mas prometo passar em breve no teu cantinho e no cantinho dos amigos. Incrível não é? Só vejo essa gente na TV, nas estradas a resolver os problemas e a colocarem sal ou areia ninguém os vê. Não vou sequer falar nos passeios porque esses nunca merecem atenção. Em dias de neve os peões viram automobilistas porque têm que circular nas estradas se não quiserem ir parar ao hospital. Este país é único.
Beijinhos
João Roque disse…
Neva um pouco mais abundantemente e é sempre um caos. A desorganização campeia, a improvisação muitas vezes complica, e as autoridades desaparecem do mapa.
Brown Eyes disse…
João e andam eles a fazerem operações STOP e a legislar com a desculpa estampada na capa da segurança, não é? Beijinhos
Mar Arável disse…
Estes Gaspares

não têm carta de condução

Brown Eyes disse…
Mar arável nem andam a pé.:) Usam carros que não lhes custou a ganhar e têm motoristas a quem responsabilizarem e, além disso, o diabo a protege-los. Sem dúvida. Beijinhos
Manuela Freitas disse…
Concordo absolutamente com tudo o que dizes e de que padeces, como tantos que também padecem! Nada mais a dizer, és sempre tão acutilante nas tuas exposições!
Beijos querida, temos que resistir!
Manuela
Brown Eyes disse…
Manuela nós sentimos e por isso sabemos queixar-nos. Um beijinho grande para ti.
Fê blue bird disse…
Minha amiga, não é só a neve que revela a incompetência deste governo. Não têm qualquer plano de emergência, veja-se o caso dos incêndios no verão.
Basta haver qualquer anormalidade, no caso que descreves, atmosférica, para vermos como nada funciona.
Penso muitas vezes se houver uma catástrofe, como por exemplo um terramoto, o país entra em colapso.
Estamos entregues a fantoches nada nem ninguém nos protege.
Lamentável tudo isto.


Bom fim de semana!
Se possível com bom tempo :)

beijinho

Anónimo disse…
No Inverno é o frio e a neve,no Verão, o calor e os incêndios. Só muda o clima, o resto fica tudo na mesma...
Bom fds
Petra disse…
Tens toda a razão querida... mas eu diria mais... Era agarrar no Gaspar e espetá-lo todo nu na neve... lool
Brown Eyes disse…
Fê de acordo, não é só em dias de neve que vemos a incompetência dele. Engraçado como a segurança das pessoas tem pesos diferentes, pesa mais quando entra dinheiro para o estado. Beijinhos
Brown Eyes disse…
Carlos concluímos que temos um governo completamente desorientado. Beijinhos
Brown Eyes disse…
Petra eu não agarraria só no Gaspar, agarrava em todos e começaria pelo relvas. Beijinhos
mz disse…
Mary, tu desculpa-me mas eu vou abandalhar o teu post e juntando-me à Petra; diria que faltava a cenoura no sítio certo!


Agora a sério,
na verdade, Serra da Estrela à parte, somos um país em que raramente cai neve e portanto, é lógico que não se invista em logística apropriada a situações mais adversas como um leve e esporádico nevão. Temos o básico que é escasso nestas alturas.

Por exemplo em Bragança, quase todas as pessoas que utilizam o automóvel têm sempre as correntes de neve na bagageira. São pessoas precavidas e que têm a noção do clima e da natureza atmosférica que os pode surpreender num dia de inverno mais rigoroso.

Não nos podemos comparar aos países nórdicos em ferramentas e prontidão na resposta a nevões, porque esses fazem parte constante da sua natureza climatérica e quando os nevões são excessivos, também ficam paralizados.

Tudo exige organização isso é um facto!

Bj**


A Loira disse…
Tens razão, há alguns anos atrás nevou na minha cidade e foi o caos, ninguém trabalhou, ninguém fez nada de rentável e não se via ninguém a ajudar.
Marina Filgueira disse…
¡Hola Mary!

Non dejas un interesante texto: Y tienes todo la razón en hacer esta protesta, los que pueden hacer algo, no hacen nada, lo único que saben hacer es meter dinero a su bolsillo, en vez de emplearlo en el bienestar del ciudadano, pero esto pesa en todas partes, como suele decirse, en todos sitios se cuecen habas.

Gracias Mary, por regalarnos tus importantes letras.

Te dejo mi abrazo y mi estima siempre, se muy feliz.

Desde mi refugio de descanso, decirte que me gustaría conservar vuestra amistad, esa amistad que apoya y alimenta, sin pedir gratitud, que anida tanto en los días serenos como en los tiempos de sinsabores.
Aunque yo no publique…
Esta amistad que conseguí a lo largo de un tiempo, vuestro amor y cariño me ha hecho sonreír y disfrutar con vuestras palabras siempre bonitas y cariñosas. Sos Geniales y no os quiero perder de vista mientras pueda.
Iré poco a poco, entrando en vuestras casitas para que me invitéis a un cafecito y leer bellas entradas como esta.


Briseis disse…
Eu ia dizer o mesmo que a Fê... nesta altura são as neves ou as chuvas e enxurradas... no Verão, os incêndios... certo, certo é que não aprendemos nada de uns anos para os outros... ano após ano, as mesmas notícias, o mesmo descalabro, os mesmos a queixarem-se e os mesmos a sacudir a água do capote... até quando iremos ver este filme??
Brown Eyes disse…
MZ ficava um boneco muito giro.:)
Na cidade onde vivo cai frequentemente e há dois anos a Câmara falou em obrigar o uso de correntes ou similares mas, a verdade é que se ficou pela intenção. O problema é que numa cidade não circulam só os carros da zona e são muitas vezes os TIRS que provocam o pandemónio nas estradas. Há muitos peões, de quem eles nunca se lembram, os passeios estão sempre cobertos de neve gelada o que os leva a utilizarem as estradas para transitarem, super perigoso. Com gelo só mesmo a limpeza das estradas e passeios podem contribuir para que a circulação não seja interrompida. Basta cair uma camada pequena de neve e o caos está montado. Não se consegue destacar o pessoal necessário, nem o material, de modo a que quando comecem as pessoas a circular esteja tudo limpo. Falta mesmo organização. Beijinhos
Brown Eyes disse…
Vera estavam a dar entrevistas.:) Beijinhos
Brown Eyes disse…
Marina lamentablemente hay problemas comunes. Portugal y España están pasando por una mala racha.
Como he dicho antes, me encanta España y la zona de Galicia, incluyendo Pontevedra. La verdadera amistad no se destruye por su ausencia. Descanse lo suficiente, voy a estar aquí. Besos
Brown Eyes disse…
Briseis até que a vida de algum politico, os seus bens ou familiares, corram perigo. Beijinhos
agatxigibaba disse…
Concordo, a este Governo passa-lhe tudo ao lado, se não estamos de acordo com eles é porque não temos capacidade para apreciar a sabedoria deles... enfim.
Brown Eyes disse…
agatxigibaba tem-lhes passado tudo ao lado mas eu não acredito que continue assim por muito tempo. Eles sabem que o povo está saturado e quando isso acontece...A bomba pode estoirar a qualquer momento.
Beijinhos
Breathtaking disse…
In my youth I remember having to shovel loads of snow away from our door to make a path to the road.
Most of our neighbours were doing the same thing, getting up that little bit earlier to do it. Community spirit was high, as we all helped the aged or infirm to clear their paths also.
We just got on with it!! The roads however were cleared in the early hours of the morning, so that it did not impede workers from getting to their jobs on time, and everything carried on as normal. Even with more traffic on the roads this still happens today, albeit with less comunity spirit than before!!!! Living in remote areas in the country was, and still is the same as here in Portugal, as people can be snowed up for days.Kisses
Brown Eyes disse…
Breathtaking In Portugal the community spirit existed in villages, especially when there were fireworks. The People united to delete them and the firefighters were not needed. Today that spirit died. Kisses and thanks
chica disse…
Voltei pra agradecer teus carinhos todos! Tudo bem? beijos,tudo de bom,chica
Brown Eyes disse…
Chica obrigada. Está tudo bem e espero que contigo também.
Beijinho Grande
chica disse…
Vim agradecer o carinho e tens razão.Seria bom mesmo eles poderem ficar sempre...beijos,chica, lindo fim de semana!
Brown Eyes disse…
Chica bom fim de semana para ti também. Beijinhos
Rosa Carioca disse…
Ando farta de tanta desorganização geral...
Brown Eyes disse…
Rosa resumiste o estado deste país. Beijinhos
AC disse…
Mary,
Quem nos governa é uma mera 5.ª coluna doutras vontades, bem camufladas em torre de marfim...
Gosto da tua lucidez.

Beijo :)
Mary

Tanto me tens escrito e eu não respondo pois se me depara 0 g+ e aí, eu já não sei para onde me volto.

Hoje te encontrei de forma mágica e pela magia eu chego a todo o lado, mas pela técnica, não chego a lado nenhum...Pobre criatura - eu - que vivo tão longe do mundo que me rodeia e falho onde queria vencer.

E o que me tens escrito é, simplesmente, maravilhoso!

Tinha saudades de te responder.

Hoje publiquei um poema, daqueles que mesmo sem g+ não são fáceis de entender...onde as linhas se misturam às entrelinhas...

Alguém não concordou comigo quando eu escrevo:

"Eu sou aquela que não tem Presente
Nem Futuro, nem Passado"."

Respondeu na sua certeza que não é possível, alguém não ter Presente.

Eu disse, "gosto do que me diz do presente, embora seja o contrário
ao meu simbolismo ausente"...

Mas ele se esqueceu que as vitimas de Alzheimer, a primeira coisa que perdem é o Presente...e deixam de existir lentamente...E no fim, não têm Presente, nem Futuro, nem Passado.

Desculpa falar em mim e nos outros e da forma como sou entendida...E há muito analiso, para que escrevo?

Agora escrevo para ti!

Páscoa Feliz, abraço grande e os meus agradecimentos pelas muitas vezes que te encontro e sei que mesmo ausente, para mim, estás sempre presente

Eternamente presente!

Maria luísa
Da distante Irlanda lhe quero
desejar uma Feliz Páscoa.
Um beijinho
Irene Alves
Brown Eyes disse…
AC obrigada.
Beijinhos
Brown Eyes disse…
Maria Luísa uma boa Páscoa para ti também. Beijinhos
Brown Eyes disse…
Irene espero que aproveites a tua estadia na Irlanda. Uma boa Páscoa para vocês.
Beijinhos
Anónimo disse…
Agora é a neve, mas quando começar a época dos incêndios vai ser tudo a arder e os helicópteros que deviam socorrer estão em terra, porque o contrato foi aldrabado e está no congelador de um qualquer tribunal.
Beijinho
Brown Eyes disse…
Carlos pois...O motivo altera mas a má organização e gestão mantém-se. Beijinhos
redonda disse…
Obrigada pelos avisos :) Estou a tentar ver-me livre dele desde o 1º aviso mas parece que está mesmo mesmo grudado :(
um beijinho
Gábi
Brown Eyes disse…
Como não disseste nada pensei que não tinhas lido já que eu deixei o comentário a correr. Eu nem faço ideia como isso se tira mas posso-te deixar o link que o meu antivírus mostrava:
http://www.avast.com/pt-pt/lp-fr-virus-alert?p_ext=&utm_campaign=Virus_alert&utm_source=prg_fav_80_0&utm_medium=prg_systray&utm_content=.%2Ffa%2Fpt-pt%2Fvirus-alert-default&p_vir=Java:Bitcoin-A%20[Trj]&p_prc=C:\Program%20Files\Java\jre7\bin\java.exe&p_obj=http://www.bitcoinplus.com/jar/bitcoinplus-miner.jar|com\bitcoinplus\applet\MiningApplet.class&p_var=.%2Ffa%2Fpt-pt%2Fvirus-alert-default&p_pro=0&p_vep=8&p_ves=0&p_lqa=0&p_lsu=24&p_lst=0&p_lex=195&p_lng=pt&p_lid=pt-pt&p_elm=7&p_vbd=1483
Pode ser que consigas descobrir lá alguma coisa. Espero que resolvas isso rápido para poder passar por lá. Beijinhos
Konstantin Brem disse…
Estamos na primavera deste ano, o muito aguardado, semana estabelecido como um clima quente de primavera. A neve caía na Primavera deste ano, talvez mais do que no inverno, mas ainda assim ele veio.) A neve em nossas ruas, especialmente nos tribunais de arranha-céus, ainda está no cinto e, provavelmente, irá derreter até maio))


P.S. Não julgar é estritamente para MEU PORTUGUÊS
Brown Eyes disse…
Brem de momento nós estamos a gozar uns dias de calor mas, parece que não vai durar muito. Para a semana chega o frio. Beijinhos e obrigada
Anónimo disse…
r: estou melhor, e a blogosfera não passa do meu cantinho, no qual escrevo tudo o que necessito. beijinho
Brown Eyes disse…
different girl ainda bem que já estás melhor. Beijinhos

Mensagens populares deste blogue

A droga da fama

Ao longo da minha vida fui tirando conclusões que vou comparando com os acontecimentos do dia a dia. Muito cedo descobri que ser famoso, ser conhecido, ou até mesmo ter a infelicidade de dar nas vistas, mesmo sem nada fazer para e por isso, era prejudicial, despertava inveja e esta, por sua vez, tecia as mais incríveis teias. Todos, algum dia, foram vítimas de um boato. Todos descobrimos a dificuldade em o desfazer, em detectar a sua origem mas, todos, sabemos qual o seu objectivo: ceifar alguém. Porque surge ? Alguém está com medo, medo de que alguém, que considera superior, se o visse igual ou inferior não se sentiria barricado, lhe possa, de alguma maneira, fazer sombra. Como a frontalidade é apanágio apenas de alguns e porque, a maior parte das vezes, tudo não passa de imaginação, não se podendo interpelar ninguém com base nela, não havendo indícios de nada apenas inveja parte-se, de imediato, para o boato. Assim, tendo como culpado ninguém, porque é sempre alguém que ouviu

Carnaval de Vermes

Vermes, quem são? Aqueles que jogam sujo, aqueles que não medem meios para chegarem a um fim, aqueles que prejudicam deliberadamente, aqueles a quem eu afogaria à nascença e sou contra à justiça feita pelas próprias mãos mas, afogava-os, com todo o prazer.  Não merecem viver,  muito menos relacionarem-se com gente. Vocês acham que sou condescendente só porque o verme é vizinho, conhecido, amigo ou familiar? Não. É verme e  como tal não lhe permito sequer que respire o mesmo ar que eu.  Se todos pensam assim? Não. Há quem pense que temos que aceitar certo tipo de vermes, que há vermes especiais,  os   do mesmo sangue, porque fica bem haver harmonia no lar ou até porque … sei lá porquê, não interessa.   Não sei? Não será porque têm medo de serem avaliados negativamente, pela sociedade, se houver um verme na família, se tomarem uma decisão radical para com esse verme? Se for filho têm medo que o seu papel como progenitores seja posto em causa, que isso demonstre que falharam, que  

Surpreendida com rosas

Um dia, há uns anos largos, anos cinzentos, daqueles em que tudo se encrespa, entra pelo meu gabinete uma florista, que eu conhecia de vista, com um ramo enorme de rosas vermelhas e uma caixa com um laçarote dourado. Ela: Mary Brown? São para si. Eu: Sim, mas,… deve, deve haver aí um engano. Não faço anos hoje, nem conheço ninguém capaz de me fazer tal surpresa. Ela: Não há não. Ligaram-me, deram-me o seu nome, local de trabalho, pediram-me que lhe trouxesse este ramos de flores, que lhe comprasse esta prenda e que não dissesse quem lhe fazia esta surpresa. Aliás, acrescentaram, ainda, que a Mary nem o conhece mas, ele conhece-a a si. Eu: O quê? Está a brincar comigo, não? Não, não posso aceitar. Fiquei tão surpreendida que nem sabia como agir, aliás, eu estava a gaguejar e, acreditem, não sou gaga. Ela: Como? Eu: Não posso aceitar. Não gosto muito de ser presenteada, prefiro presentear, muito menos por alguém que não conheço. Imagine!  Era só o que me faltava. Obrigada mas não