Um estudo realizado por cientistas da Universidade da Califórnia demonstrou que os mentirosos têm mais substância branca que cinzenta, no lóbulo frontal do cérebro.
Estes podem classificar-se por compulsivos (acreditam nas próprias mentiras), piedosos (mentem para saírem de uma situação incomoda), de aparência (mentem para serem quem sabem não ser).
Em 1883, o italiano Carlo Collodi apresentou o Pinóquio ao mundo transmitindo, através dele, o quanto a mentira prejudica o próprio, quem o ama e quem circula à sua volta mas, nada se modificou, a mentira continuou a ser utilizada.
Ninguém duvida que quem mente por sistema sofre de uma doença mental, tem problemas psicológicos, precisa de tratamento. Já todos descobrimos que as pessoas insatisfeitas com a vida mentem mais, para se preservarem, para conseguirem auto-estima, para se enaltecerem acabando por rebaixarem aqueles que as rodeiam.
Há várias técnicas para se descobrir a mentira mas, nem assim, ela deixa de ser utilizada. O mentiroso julga que é mais esperto, que vive num mundo de atrasados mentais mas, como diz o ditado, "é mais fácil apanhar um mentiroso que um coxo", basta darmo-nos a esse trabalho e observarmos a sua expressão facial e corporal. Como descobrir uma mentira? É um vídeo que nos dá excelentes tópicos para descobrirmos embusteiros, mentirosos e traidores.
Para Immanuel Kant, um dos filósofos que se debruçou sobre o tema, a verdade deve prevalecer sempre, mesmo quando as consequências são péssimas, mesmo estando em causa a própria vida ou a de alguém que se ama. No entanto, Benjamim Constant já a admitia para salvar alguém da morte. Platão dizia que ela era uma virtude, utilizada por um governante para bem do povo e Nicolau Maquiavel referia-a como uma função de estado, um governante tem o direito de utilizar qualquer meio para alcançar um fim. Assim se foi instalando a mentira na política. Eles já nem se dão ao trabalho de explicar porque não cumprem ou cumpriram as promessas que fizeram, durante a campanha eleitoral, promessas que os elegeram. Tentam convencerem-nos que serão limpos, honestos, justos e que tudo farão para melhorar a vida do povo. Não se inibem em depreciar os parceiros.Quem acredita em alguém que se acha melhor que todos? Quem, afinal, acredita num político? Porque votamos, porque lhes damos poder?
Haverá melhor lugar, do que a política, para um mentiroso exercer a sua vocação? Não. Aí ela é aceite, nós aceitamo-la, desculpamo-la, esquecemo-nos, até, que os prejudicados somos nós.
Os vencedores das eleições alteram mas, ela continua a governar: A mentira.
Brown Eyes
Comentários
Beijinhos
Ná
Desculpa, mas não entendi, aliás fiquei mesmo pasma.
Beijinhos.Tudo bem consigo?
Desejo que sim.
Um bj
Pra mim a verdade é fundamental!
Mas infelizmente a maioria não pensa assim...principalmente os políticos...a cara de pau é tanta, que como você mesma dissseste no texto, eles nem se dão ao trabalho de explicar porque não fizeram o que prometeram!
Beijos pra ti!!
Bom final de semana!
Bom fim de semana para ti também
A mentira já está tão banalizada e aceite que o problema é descobrir quem fala verdade.
Um dia destes questionei-me, porque será que as pessoas competentes e honestas não governam os países, a resposta é óbvia, não mentem, não usam subterfúgios para esconder os erros e são incorruptíveis.
O resultado é este caos mundial.
beijinhos querida e bom fim de semana
Deixo-te esta frase muito conhecida;
"É mais fácil fazer as pessoas acreditarem numa Grande Mentira dita muitas vezes, do que numa pequena verdade dita apenas uma vez."
Bjs
I'm back!
Beijinhos
Essa não conhecia. Beijinhos
Beijinhos