Agnes nasceu a 26 de Agosto de 1910, na Macedônia, filha de pais albaneses.
Estudou numa escola não católica e aos doze anos despertou para a vocação religiosa. Entrou para a congregação Mariana das filhas de Maria e começa a ajudar os pobres em sua própria casa.
Começa, assim. a sua vida de entrega. Em 1931 fez a profissão religiosa, emitiu os votos temporários de pobreza, castidade e obediência passando a chamar-se Teresa, em honra à Santa Teresinha.
Foi professora de Geografia, no colégio bengalês de Sta Mary, tirou um curso de enfermagem, e em 1948 reformula a sua trajectória de vida dando inicio a uma nova congregação de caridade. Nacionaliza-se indiana. O seu objectivo era ensinar crianças pobres a ler. Nasce a Ordem das Missionárias da Caridade. O hábito era o sari branco, significava pureza, e azul, a cor da Virgem Maria. O principio, desta Ordem, era o abandono de todos os bens materiais. Cada irmã tinha um prato de esmalte, um jogo de roupa interior, uma par de sandálias, um pedaço de sabão, uma almofada, um colchão, um par de lençóis e um balde metálico.
Reuniu algumas crianças e começa a ensinar-lhes o alfabeto e as regras de higiene, além de angariar donativos e de difundir palavras de alento e de confiança em Deus.
Em 1950 começa a auxiliar os doentes leprosos.
Em 1965 o Papa Paulo VI dá-lhe autorização para se expandir para outros países. Surgem então, em vários países, centros de apoio a leprosos, velhos, cegos e doentes com HIV, escolas, orfanatos e elabora trabalhos de reabilitação com presidiários.
Em 1979 Teresa recebeu o Prémio Nobel da Paz pelo seu trabalho.
Faleceu a 5 de Setembro de 1997, vítima de uma parada cardíaca.
Esta é a história de vida de Madre Teresa de Calcutá, a beleza e a coragem de uma mulher que deixou o aconchego, o carinho da sua família, para dar. Dar aos outros algum conforto, algum afecto, alguma esperança, algum amor. Ela não julgava as pessoas, amava-as.
Procurava as pessoas para lhes saciar a fome de pão ou de amizade. Não dava banho a um leproso por um milhão de dólares mas, fazia-o por amor. O seu único descanso era o amor, não precisava de outro.
Não deixava que ninguém saisse da sua presença sem se sentir mais feliz. Para ela o dever era individual, decorria da necessidade de se entrar em acção, e não da necessidade de insistir com os outros para que fizessem qualquer coisa. Pedia que não amassemos pela beleza, pois um dia ela acabava, que não amassemos por admiração, pois um dia nos decepcionaríamos, que amassemos apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação.
Esta mulher, franzida, corcovada, com um simples sari preso ao corpo é a minha imagem de beleza. Não há mulher mais bela que Ela.
Não pode uma Paris Hilton, uma Angelina Jolie, uma Pénelope Cruz competir com esta beleza, pura, de entrega, de amor ao próximo. Por mais donativos que, estas mulheres, possam dar aos pobres continuam, sempre, no luxo dos seus lares.
Um cirurgião plástico pode embelezar o meu rosto mas, jamais, conseguirá embelezar o meu coração.
Para Fábrica de Letras.Tema do mês: Beleza
foto tirada do blog fotosquefalam
Brown Eyes
Comentários
Beijinhos grandes
Li algo, há muito tempo, sobre os grandes génios, que só nasce um em cada cem anos.
Mozart, Einstein, Miguel Ângelo...
Acho que há muita gente como Teresa, ainda que a visibilidade mundial não tenha chegado a elas.
Há muita gente que larga tudo e vai ajudar quem precisa, há muita gente com uma empatia total pelo ser humano... que dá sem esperar nada em troca, que vive sem nada, para assim poder dar tudo.
Gente admirável, inspiradora... Gente que não eu, claro.
Era lá capaz de viver sem o meu sofá e sem o meu microondas e sem a minha cama de 1.90m por 2m?!?
Fosga-se! No way! :p
Não sei o que se passava na cabeça de Teresa, mas acho-a, pelas suas acções, um ser humano de perfeição espiritual. Definitivamente.
Comparem-na com o papa, lá no Vaticano no seu cadeirão, enterrado em ouro até às orelhas... comparem.
Bah!
*
Beijinhos
Beijinhos
Mel se na religião católica houvesse mais Madres Teresas, não era? Como conseguia aquela mulher ter tanta força? Ela é única.
Beijinhos
Ricos na carteira mas pobres de espírito!
Esta mulher é mesmo excepcional. Tentei encontrar outro exemplo de beleza mas, não encontrei ninguém maior que ela.
Espera aí, tens razão quando falas na visibilidade mundial. Haverá decerto muitas Madres Teresas, as suas seguidoras e outras mas, claro, não as conhecemos. Esta é uma homenagem a elas.
Beijinhos
realmente uma pessoa experiencia a beleza em muitos lugares e através de muitos modos. ao contrário do que muitos pensam a beleza não reside no exterior mas no interior. são as nossas acções, intenções e quereres que definem a beleza do que somos, enquanto pessoas, enquanto seres.
beijinho. :)
Beijinhos
Esta amizade não era certamente por ela (Diana) ser um ícone de beleza e de moda. Esta amizade existia porque ambas partilhavam causas humanitárias cada uma com o seu estatuto.
Madre Teresa dizia:
"...sejamos veículos de exemplos e fontes de influência positivas..."
Angelina, Penélope, ou outras(os) tantos que se mobilizam dando a cara como fig. públicas e dando os seus milhões estão de certa forma a executar uma das mensagens que Madre Teresa deixou... ainda não vi nenhuma notícia em que diga que o Papa/vaticano doou qualquer coisa...
Não podemos esquecer que todas estas instituições humanitárias não governamentais têm de se sustentar financeiramente e dependem de pessoas como estas e outras para poderem executar os seus projectos.
Mary Brown, desculpa, isto já vai longo demais...
para terminar digo só que foi pertinente este tema como beleza.
A Madre Teresa de Calcutá, velhinha enrrugada, frágil como toda a gente conhece, foi de uma beleza rara para com a humanidade!
beijinhos
Beijinhos
Beijinhos
Também tens razão quando mencionas que, apesar de tudo, há figuras públicas que auxiliam mais do que aqueles que o deviam fazer: O vaticano.
MZ esta mulher sempre me fascinou e quando penso nela vejo o quanto sou egoísta. Esta beleza não se compra, nasce connosco, em nós.
Beijinhos
Beijinhos e obrigada.
Adorei a escrita!
Beijão!!!!
(apeteceu-me exagerar, pronto!)
;)
Um beijo
Beijinhos e obrigada
Obrigada pela tua participação.
Beijinhos
Beijinhos e obrigada
Beijinhos a todos
LAMENTAVELMENTE NÃO É O QUE A IGREJA FAZ...CONSTATAMOS QUE OS PADRES SÃO HOMENS QUE GOSTAM DE EXIBIR BELOS CARROS...MORAM EM CASAS ACONCHEGANTES E TÊM UMA EMPREGADA PARA LHE TRATAR DOS AFAZERES DOMÉSTICOS...É IMPORTANTE TER UM PARÓQUIA...VISITAR OS PAROQUIANOS QUE LHES SERVEM BELOS MANJARES EM SERÕES DIVERTIDOS.
E QUANTO MAIS SE ALIAREM AO PODER POLÍTICO MELHOR...NOS SERMÕES NÃO CONVÉM SE REFERIR AOS POBRES E INJUSTIÇADOS NEM AOS EMPRESÁRIOS RICOS...PORQUE CORREM O RISCO DE MUDAR DE PARÓQUIA...
COMPREENDO QUE CADA UM COM A SUA BELEZA...A MADRE TERESA DEU A SUA VIDA A UMA CAUSA NOBRE...ATENDEU À SUA VERDADEIRA VOCAÇÃO...NÃO SE PODE COMPARAR A ESSAS POPULARIDADES DO CINEMA QUE POR SEREM RICAS E ATÉ SER MODA, PODEM SE DAR AO LUXO DE ENVIAR DONATIVOS A INSTITUIÇÕES DE CARIDADE.
SE NASCESSES RICA ...ABDICARIAS DA TUA RIQUEZA PARA AJUDAR OS OUTROS ,SERIAS ALTRUÍSTA AO PONTO DE VESTIR UM SIMPLES SARI E CALÇAR UMA SANDÁLIAS E POR AÍ?
POR ACASO TENHO CASOS NA MINHA FAMÍLIA DE PESSOAS QUE DERAM O QUE TINHAM E O QUE NÃO TINHAM...ATÉ DE UMA BEM PRÓXIMA QUE DEIXOU TUDO E FOI VIVER PARA ÁFRICA NA ALTURA DA GUERRA E LÁ FICOU ATÉ AO FIM DOS SEUS DIAS...
EU PENSO QUE CADA UM À SUA MANEIRA DEVIA FAZER ALGO MAIS DO QUE AQUILO QUE APARENTA FAZER...E O MUNDO SERIA CERTAMENTE BEM MELHOR!!!
BEIJINHOS
Beijinhos e obrigada pelo teu comentário.
BEIJINHOS , OBRIGADA PELAS PALAVRAS E POR TE MOSTRARES
um beijo grande.
gostei muito do texto, onde mostras o verdadeiro sentido da beleza de cada um de nós.
Cumps.
Mother Teresa
"I am not sure exactly what heaven will be like, but I know that when we die and it comes time for God to judge us, he will not ask, 'How many good things have you done in your life?' rather he will ask, 'How much love did you put into what you did?'"
— Mother Teresa
bjs
Era uma mulher FANTÁSTICA.
Beijinhos
muito bonito *
Um beijo
AL
:)
Beijinhos
(www.minha-gaveta.blogspot.com)
Adorei ler este texto.
Obrigado pela tuas vistas ao meu blog(e pelo teu apoio e pelas tuas opiniões) e ao da minha Jenny. Tu não sabes como ela ficou contente por receber a tua visita.
Bjocas
Patty
Sinto-me algo incomodada, ao ler o meu post tão banal no meio de todos estes comentários tão sentidos.
Não que o meu tenha sido menos, mas foi numa data de circunstâncias (que não mencionar) que conheci parte da vida desta Mulher, mas que confesso não valorizei dada a minha tenra idade, teria os meus 8 ou 9 anos... com o passar do tempo cheguei a ficar inspirada ao ponto de querer seguir para as missões que tanto apregoavam na escola católica onde andei durante 9 anos. Depois com a adolescência, mas sobretudo com a maternidade pude realmente compreender o Amor e a entrega desta Mulher!
Um abraço...
PS - Falo de ti no post de hoje no meu blog!
;)
Logo que tenha oportunidade passarei no teu cantinho. Beijinhos e obrigada.
Beleza existe um pouco por todo o lado, mas infelizmente, nem todos conseguem obter para si, um pouco dos seus benefícios... Muitos sequer nunca a conheceram, ou nunca aprenderam a encontrá-la. Feliz daquele que a conhece, e com ela vive em paz. (Mais um tema que tem muitíssimo que se lhe diga, e que pode ser interpretado de variadíssimas formas...)
e encontrei!
Madre Teresa é de uma beleza incontestável.
Não passa com o tempo, não é ilusão, é a Verdade bela e Eterna.
lindo texto!
Saudades,
M. Luísa
Madre Teresa
tem uma beleza
incontestável.
Não passa com o tempo,
não é ilusão efémera,
é a Verdade Eterna!
M. Luísa
Beijinho grande
Sobre as botas,
tanto as botas como as camisolas se podem comprar nas lojas Decathon ou outras lojas do mesmo grupo, como a Koodza. Tem tudo para desporto e neve, muitas coisas até mais baratas do que na Sport zone. As botas até que nem foram caras, mas eu também calço número de criança. lol
Mas ainda lá há botas mais giras que dão para andar todos os dias, que nem parecem botas de ir para a neve.
Experimenta: http://www.decathlon.pt/PT/
Se preferires o link directo para botas de neve:
http://www.decathlon.pt/nettools/allsearch.search?siteId=6721215&language=PT&text=Botas%20de%20neve¢ral=11&orderBy=score&elementPerPage=16&content=FP-mosai&page=1
Um beijinho
Eduarda
with ♥
Beijinhos*